Skip to main content

Hoje é o famoso “Star Wars Day”. O dia especial é celebrado em 4 de maio por conta da famosa frase que marcou a franquia “May the Force be with you”. Em inglês, é possível fazer um trocadilho trocando as primeiras palavras por “May the 4th”. A data é um marco para os milhares de fãs da saga que tem mais de 40 anos.

Com tanto tempo de existência e tantos apreciadores pelo mundo, é natural que alguns queiram ingressar no fandom e se inteirar sobre o que acontece na história que dura até hoje. Entretanto, ingressar nesse universo pode não ser tão fácil quanto parece. Para isso, nós separamos uma lista com as produções mais importantes relacionadas a Star Wars.

A ordem dos filmes

Por mais simples que pareça para aqueles que estão de fora das discussões, os fãs de Star Wars sabem que a ordem dos filmes pode variar muito. Enquanto alguns recomendam que os longas sejam assistidos pela ordem de lançamento, outros dizem que devem ser assistidos pela ordem cronológica. Além disso, existe uma terceira opção que mistura as duas anteriores. As ordens são:

Cronológica: 1-2-3-4-5-6-7-8-9

Ordem de lançamento: 4-5-6-1-2-3-7-8-9

Ordem organizada pelos fãs: 4-5-2-3-6-7-8-9*

Trilogia Clássica

Começando pelos clássicos. Star Wars teve sua origem em 1977, com Uma Nova Esperança, posteriormente chamado de Episódio 4. O filme dirigido por George Lucas tinha inspirações em obras já conhecidas de ficção científica, como Duna, escrito por Frank Hebert, além de referenciar outras obras cinematográficas, como filmes japoneses de samurai.

Ainda que muitos não confiassem que a obra de Lucas seria um sucesso, o resultado foi totalmente o oposto. O filme se tornou um marco cultural e ganhou as duas continuações mais famosas da franquia: O Império Contra Ataca e O Retorno de Jedi.

Essa trilogia conta com os elementos mais clássicos de Star Wars, incluindo os personagens mais famosos, como Luke Skywalker, Han Solo, a Princesa Leia Organa, Obi-Wan Kenobi e claro, um dos maiores vilões da cultura pop, Darth Vader. Os fãs de longa data tem mais carinho por essa trilogia do que pelas sequências posteriores, justamente por essa ser a original, que fez a saga ficar conhecida e ditou o que viria pela frente.

As prequels

Depois de mais de quase 20 anos do último lançamento até então, Star Wars voltou as grandes telas com A Ameaça Fantasma, lançado em 1999. O filme não veio exatamente para continuar a história da franquia, mas para contar o que aconteceu antes dos filmes originais, mostrando a história de Darth Vader desde a sua infância.

O filme daria origem ao que é chamado de trilogia prequel, ganhando mais dois novos filmes: O Ataque dos Clones (2002) e A Vingança dos Sith (2005). Ainda que o retorno da saga tivesse sido aguardado por anos e a ideia de contar a história de Darth Vader tenha animado os fãs, a nova trilogia não atingiu as expectativas, principalmente por decisões controversas da direção no rumo da história e o excesso de efeitos em CGI.

As sequências

Após o fim da segunda trilogia lançada nos cinemas, Star Wars voltou a ficar em hiato sem novos projetos para as telonas. Tudo mudou quando a franquia foi adquirida pela Disney, que deu inicio na produção de uma nova trilogia. Dessa vez, a história deu sequência aos acontecimentos do último filme cronológico e voltou a colocar os antigos personagens em cena.

Ainda assim, o resultado final não foi tão bom quanto muitos esperavam, tendo 2 filmes controversos e o último, que foi considerado ruim quase que em unanimidade pelos fãs. O primeiro filme da nova trilogia, O Despertar da Força, foi lançado em 2016 e apresentou a nova protagonista, Rey. A maior parte das criticas para esse longa foi pelo excesso de semelhanças com Uma nova Esperança, sendo acusado de ser quase um remake do primeiro filme da saga.

Na sequência, Os Últimos Jedi dividiu os fãs, já que muitos não gostaram das decisões tomadas, principalmente com o antigo protagonista da saga, Luke Skywalker. Além disso, o filme mostra uma clara divergência criativa com o que foi construído no episódio 7. Com dois filmes controversos e a Disney sem saber o que fazer para acertar tudo, o final foi um desastre, com A Ascenção Skywalker, lançado em 2019.

Outras produções

Como o esperado, a Disney sabia a mina de ouro que tinha em mãos e queria aproveitar ela ao máximo. Sendo assim, Star Wars não parou só nos filmes, com diversas séries e spin offs sendo produzidos. As duas principais delas são Rogue One, um filme que conta a história por trás do esquadrão que conseguiu os planos da estrela da morte no episódio 4, e Mandaloriano, a história sobre um caçador de recompensas e suas aventuras pela galáxia.

Leave a Reply