5 dicas para usar o Pinterest em eventos

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Ricardo Sangion, Country Manager da plataforma no Brasil, dá dicas de usar a rede como referência

O Pinterest é utilizado como forma de inspiração e para a troca de conteúdo por mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo. Na plataforma, baseada em imagens, é possível encontrar painéis (os chamados boards) com conteúdos que vão desde receitas para o jantar, maquiagem para festas, até decoração e reforma de casas.

"O Pinterest foi criado para que seus usuários pudessem explorar e descobrir suas paixões, colecionar o que gostam e buscar inspiração dentre mais de 50 bilhões de ideias salvas em mais de 1 bilhão de pastas em todo o mundo, em mais de 30 categorias", afirma Ricardo Sangion, Country Manager da plataforma no Brasil.

Mas você sabe qual a melhor maneira de usar o Pinterest para organizar seu evento? A Eventbrite, plataforma global de gerenciamento de eventos, fez uma entrevista com Sangion na qual ele dá algumas dicas de como utilizar a plataforma da melhor forma:

1 – Inspire-se com as referências

Segundo Sangion, o Pinterest permite que os usuários obtenham inspirações para diversos planos e projetos, portanto, visualize, descubra e salve o melhor da web ao navegar pela plataforma. "Isso o ajudará a pensar e guardar essas referências para o grande dia do evento, como cardápio, decoração, cenografia, identidade visual de marca e convites."

 

2 – Compartilhe suas ideias e inspire também!        

Seguindo o raciocínio de que o Pinterest é um catálogo de ideias usado por milhões de pessoas que buscam inspiração para o futuro, o executivo  aconselha  compartilhar ideias e experiências que possam ajudar outros usuários no planejamento de seus futuros eventos. Poste imagens com os detalhes que tenham dado certo em seus eventos ou aqueles que chamaram a atenção de seu público. Que tal infográficos com dicas valiosas sobre organização de eventos? Ou aquela decoração inovadora que rendeu vários elogios?       

Indique também caterings (empresas contratadas para fornecer todo o serviço de buffet) e menus com os pratos que foram servidos aos convidados e participantes.

 

3 – Capriche na descrição das fotos        

Para garantir uma melhor indexação das imagens, a dica principal é caprichar na descrição das fotos. De acordo com o executivo, ao detalhar o que pode ser visto nas imagens, usando palavras de referência, mais chances elas terão de ser indexadas para as buscas feitas na ferramenta.  
 

4 – Siga perfis e pastas sobre eventos!   

Quando você começa a seguir perfis e pastas sobre determinado tema, eventos por exemplo,  o seu feed começará a ser impactado diariamente por Pins deste assunto. "A busca também é outra forma de encontrar conteúdos mais específicos e há vários recursos que podem ajudar nisso, como a busca guiada, o Flashlight e Pins relacionados ao assunto buscado", indica Sangion. Veja também esses perfis com boards dedicados ao tema eventos, que o executivo indicou para Eventbrite: Eventos 1, Eventos 2 e Eventos 3.

 

5 – Promova seus eventos

Ricardo Sangion explica que o Pinterest funciona melhor na divulgação de eventos recorrentes, pois o conteúdo fica sempre disponível na plataforma para consultas futuras. "É possível fazer do Pinterest um espaço de divulgação com fotos, dicas, infográficos, vídeos e outras ideias visuais relacionadas ao tema proposto, atraindo a atenção de pessoas que se interessam pelo assunto". Ele também aconselha os usuário a organizar os conteúdos em pastas. Os Pins possuem links que levam ao site do evento, o que ajuda muito, uma vez que o futuro participante poderá acessar seu hotsite e obter direto da fonte todas as informações sobre seu evento. 

Redação Adnews

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