Skip to main content

O dia 28 de junho representa um momento social histórico para a comunidade LGBTQIAPN+. Marcada pela Rebelião de Stonewall Inn, em Nova York, que resultou em inúmeras manifestações nos Estados Unidos e deu start na luta pelos direitos sociais em vários outros países, inclusive no Brasil, a data celebra a liberdade de ser e amar quem quiser. Aliás, será coincidência que o Mês do Orgulho seja o mesmo que o Mês dos Namorados? Fica aí a reflexão.

Fato é que o mês de junho se tornou um importante espaço de ativismo pelo combate à homofobia e pela construção de uma sociedade livre de preconceitos, violência e discriminação.

A equipe do Adnews é defensora ferrenha da liberdade de expressão e do amor em todos os seus formatos. Por isso, preparamos aquela curadoria especial com produções que tem a cara desse dia e conversam muito bem com a comunidade LGBTQIAPN+ e aliados (não é preciso pertencer ao grupo para defender os direitos dele, viu?). E como a democracia é a nossa praia, tem indicação em vários streamings diferentes e até filme vencedor de Oscar! Bora conferir?

#1 Pose
Série disponível exclusivamente no Star+

Com três temporadas, a série dramática acompanha os ícones da ballroom culture (grandes bailes com competição de dança, figurino e performance) de Nova York (EUA) nas décadas de 1980 e 1990, reunindo o maior elenco de atores transgêneros da história! O público entra de cabeça na vida de vários personagens LGBTQIAPN+ e conhece seus talentos, desafios e os preconceitos enfrentados com o passar dos anos, incluindo o descaso e o estigma imposto à comunidade pela epidemia de AIDS, doença causada pelo vírus HIV.

#2 Moonlight – Sob a Luz do Luar
Filme disponível na HBO Max ou Amazon Prime Video

Vencedora do Oscar de melhor filme em 2017, a produção mostra a jornada de autoconhecimento do garoto Chiron. Além do contexto social bem definido, ‘Moonlight’ se destaca por ir muito além do rótulo, trazendo sensibilidade e delicadeza ao se referir à homossexualidade como descoberta pessoal ao mesmo tempo em que mostra outros conflitos vivenciados entre o protagonista e sua família. A história se passa nos Estados Unidos, na década de 1980, mas continua sendo bastante atual. Vale a pena assistir!

#3 Heartstopper
Série disponível na Netflix

Com a 1ª temporada completa disponível e a 2ª com data de estreia confirmada (dia 3 de agosto de 2023, aguenta coração!), temos aqui uma das estreias queridinhas do streaming no ano passado. A série aborda o amadurecimento dos adolescentes Charlie e Nick, que descobrem que são mais do que apenas amigos e precisam lidar com as dificuldades da vida escolar e amorosa. É uma produção leve, sobre amor e amizade na adolescência, baseada na história em quadrinhos de Alice Oseman.

#4 Sex Education
Série disponível na Netflix

Mais uma produção queridinha! Já chegando em sua 4ª temporada, Sex Education é um sucesso pela natureza inclusiva e personagens divertidos, além de abordar temas pouco falados, como orientação sexual, consentimento e o próprio tabu do sexo na adolescência. A série trata a homossexualidade de forma natural, inclusive casais gays são retratados em papéis de mães e pais de alunos. O roteiro parece conseguir tocar toda a comunidade LGBTQIAPN+, que sente diariamente na pele a intolerância, tanto por parte da sociedade quanto pela superproteção dos pais.

#5 A Casa da Coruja
Série disponível exclusivamente no Disney+

Nessa divertida animação, Luz é uma adolescente humana que, por acaso, tropeça em um portal e atravessa para um mundo mágico, repleto de mistérios e encantos. Por lá, ela faz amizade com Eda, uma bruxa rebelde, e King, um guerreiro minúsculo, e mesmo sem ter habilidades mágicas, vai atrás do sonho de se tornar uma bruxa. Para isso, Luz topa ser aprendiz de Eda. Com personagens complexos e uma trama inteligente, a série aborda questões LGBTQIAPN+ e autoconhecimento.

Bônus!

Além das indicações acima, os canais lineares da Disney também vão contar com conteúdos temáticos, tendo como destaque o documentário ‘Orgulho Visto de Cima’, que será exibido no canal National Geographic nesta quarta-feira (28) às 21h, apresentando uma visão única de algumas das maiores celebrações LGBTQIAPN+ em todo o mundo.

* Sob supervisão de Jéssica Bitencourt

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.