Skip to main content

Se você ainda não usa vídeos em suas campanhas ou está apenas planejando começar a implementá-los, é hora de dar um passo à frente e tomar a iniciativa. Você sabia que este ano mais de 82% de todo o tráfego da Internet deve ser de conteúdo em vídeo? 

Por quê? Porque o vídeo tem o poder de capturar a atenção do público, transmitir emoções complexas e muito mais. Compartilhamos cinco razões pelas quais é conveniente para você, o quanto antes, usar vídeos em suas campanhas, além de dicas muito úteis sobre o que considerar ao escolher vídeos para seus projetos.

1. Dê ao seu público mais do que ele quer

Uma pesquisa da HubSpot de 2018 perguntou aos consumidores que tipo de conteúdo eles querem ver das marcas e empresas que seguem e apoiam, e 54% responderam: “Vídeos”.

Isso porque o vídeo conecta e impulsiona o envolvimento do consumidor de uma forma que o texto sozinho simplesmente não consegue. Além disso, como você pode incluir áudio, pode capturar ainda mais os sentidos do espectador, adicionando outro meio para reforçar o poder de atração que seu conteúdo pode ter.

Se a ideia é combinar o áudio com o vídeo, é recomendável escolher o áudio, ou pelo menos o ritmo, com antecedência para que a peça final fique no tom e no clima certos e como se estivesse se movendo ao ritmo da música.

2. Crie uma mensagem fácil de lembrar

Quando você precisa comunicar uma ideia complexa ou comunicar uma mensagem que deseja que seu público retenha, o vídeo pode tornar os conceitos mais fáceis de entender e lembrar. Os espectadores de vídeo retêm 95% de uma mensagem quando ela aparece em um vídeo, isso é incrível! Ainda mais se você comparar com a retenção de 10% se você recebeu essa mensagem apenas porque a leu em um texto.

Você pode até mesmo sobrepor texto em um vídeo. Vídeos de paisagens ou cenas panorâmicas amplas com áreas fora de foco são ótimos para colocar texto. Você também pode fazer o texto interagir com o vídeo, talvez fazendo parecer que seu slogan está saindo de trás de uma montanha.

3. Conte uma história com emoção

Com os vídeos, você pode dizer mais com menos. Isso porque eles permitem, além de contar uma história visualmente atraente, transmitir emoções. Por exemplo: você pode escrever sobre a importância de adotar um cachorro e incluir estatísticas sobre o impacto da castração. Agora, essa mesma informação se torna muito mais poderosa se virmos clipes dos cães resgatados e sua alegria quando uma família os traz para casa. E se você combinar isso com a música certa, como indicado, o impacto emocional vai aumentar muito. Além disso, se você quiser unificar o “look” dos seus vídeos, procure por clipes que tenham o mesmo estilo de cor. Escolher vídeos com pontos de vista semelhantes também pode ajudar na edição e manter a coesão da campanha.

4. Chame a atenção

Em um mundo de imagens, o vídeo pode ajudar a atrair mais atenção. Quando há movimento, temos a oportunidade de fazer alguém parar e perceber aquele dinamismo que, em geral, busca atrair o foco das atenções.

Por exemplo, você pode optar por incluir um vídeo no plano de fundo da seção principal de sua página inicial. Essa seção na parte superior da sua página costuma ser uma das mais importantes, especialmente se você incluir sua proposta de valor nessa área. E o vídeo pode ajudar a atrair a atenção que você deseja para essa mensagem importante.

Se você optar por adicionar um vídeo nesta seção, um movimento sutil e suave é o melhor. Além disso, é crucial garantir que o vídeo não ocupe o centro do palco e chame toda a atenção. Temas simples e abstratos tendem a ser os que dão os melhores resultados.

5. Aumente a intenção de compra

Uma das principais razões pelas quais as empresas estão incorporando mais vídeos em suas campanhas é porque isso pode ter um impacto direto nos resultados, principalmente com os millennials. Um estudo de 2018 da Brightcove descobriu que 85% dos consumidores de 18 a 34 anos fizeram uma compra depois de assistir a um vídeo. Você pode usá-los para criar um anúncio, explicar um produto ou serviço que você oferece ou para uma descrição geral de sua empresa.

Renata Simões é Diretora de Conteúdo Criativo da iStock na América Latina.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!