7 cases brasileiros de live marketing

Marcas e agências evoluem na estratégia de gerar experiências para o público

Alguns dos gurus da comunicação moderna pintam o atual cenário como a "era da dispersão". A infinidade de devices, as novas plataformas e linguagens modernas tornam o ecossistema da informação algo cada vez mais complexo. Neste cenário, a propaganda convencional encontra um desafio ainda maior, sobretudo porque tudo está disponível on demand, quando e onde o consumidor quiser. A saída para engajar? Gerar experiências pode ser o primeiro passo. As marcas e agências no Brasil estão evoluindo nesse sentido, e com isso descobrindo novas maneiras de se conectar de uma maneira marcante com o público. Confira alguns exemplos abaixo:

Uma frequência que "apenas gays podem ouvir"

Na iniciativa, intitulada "Frequência Gay", ouvintes da rádio 89FM, em São Paulo, foram surpreendidos por um aviso de que a próxima música da programação estaria em uma frequência que somente os homossexuais conseguiriam ouvir. Para ampliar a discussão, um táxi com câmeras escondidas captou as reações das pessoas a essa "suposta" frequência.

Idosos americanos ajudam brasileiros a falar inglês

A agência FCB Brasil e a rede de ensino de idiomas CNA criaram o premiado projeto Speaking Exchange, que une estudantes brasileiros da escola a americanos que vivem em lares destinados à terceira idade. Esse encontro é realizado por meio de uma ferramenta digital exclusiva, que coloca os alunos da escola frente a frente com os americanos via videochat.

Ação tatua diabéticos para situações de emergência

Médicos recomendam que toda pessoa com diabetes use acessórios informativos, como pulseiras ou colares, para ajudar no atendimento em casos de emergência como crises de hipoglicemia e hiperglicemia. Inspirada por essa recomendação, a campanha "Diabetes IdentiArte" apresenta uma ideia diferente de identificação: tatuagens informativas.

Crianças descobrem o mundo em HD

Levando em consideração o dado de que uma a cada quatro crianças sofrem de problemas oftalmológicos e não tem conhecimento deles, a operadora de canais por assinatura realizou uma ação com um truck em escolas públicas. Foram feitos testes de capacidade visual nos alunos e, em seguida, óculos foram distribuídos àqueles em que o problema foi confirmado. A ideia é que, com o tratamento correto, as crianças possam "conhecer o mundo em HD" que a empresa pretende entregar através de seus serviços.

Livros como bilhete do metrô em São Paulo

Para estimular a leitura no metro, a editora L&PM aproveitou o Dia do Livro para unir estes dois elementos que fazem parte do dia-a-dia de muitos paulistanos. Para isso, passageiros da linha 4-Amarela foram presenteados com diferentes clássicos da literatura.

Figurinhas de crianças desaparecidas

Completar o álbum de figurinhas da Copa para mostrar às futuras gerações foi uma febre de muitos torcedores em 2014. Com base nessa mania nacional, a agência NewStyle se uniu à causa da Associação Brasileira de Busca e Defesa a Crianças Desaparecidas (ABCD), popularmente conhecida como "Mães da Sé", para conscientizar a sociedade de que existem figurinhas muito importantes que estão faltando nos álbuns de algumas famílias.

Heineken e o Beco das Garrafas

A marca de cerveja criou recentemente um mini documentário sobre o Beco das Garrafas (o berço da bossa nova), realizado com a consultoria de branded content e coprodução de Patrícia Weiss e direção de Paula Trabulsi, da ASAS. A história da Heineken com o local começou em 2014 quando, por meio de uma parceria com a agência Hands, a marca revitalizou os bares Bottle’s e Little Club que já serviram de palco para grandes nomes da música popular brasileira.

 

 

O tradicional berço da Bossa Nova no Rio de Janeiro foi revitalizado e sua história virou um mini-documentário que será exibido a partir de hoje em diferentes mídias. Curta aqui em primeira mão.

Posted by Cervejaria HEINEKEN Brasil on Quinta, 30 de abril de 2015

 

Por Renato Rogenski

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