Web Design é uma das áreas que mais cresceu nos últimos anos. Com cada vez mais pessoas conectadas, seja pelo computador ou pelo smartphone, os negócios entenderam a importância de oferecer uma plataforma agradável de navegar, valorizando o serviço do Web Designer. Quer entrar para o segmento? Conheça 8 dicas para trabalhar como Web Designer.

  1. Saiba programação

Muita gente acredita que, enquanto Web Designer, precisará se preocupar somente com a parte visual do projeto de um site. Entretanto, essa área é multidisciplinar, o que significa que saber conceitos de outros segmentos é fundamental.

Um exemplo é o conhecimento em linguagens de programação. Saber sobre C+, Ruby, PHP e Java é essencial para um Web Designer, que além de aumentar suas capacidades, servirão para entender quais os desafios de estruturar determinado visual.

  1. Conte com recursos para te ajudar no que você não é tão bom

Nenhum profissional é 100% excelente em todos os aspectos de seu trabalho. O segredo para ter sucesso é saber onde procurar recursos que possam te ajudar nos pontos em que você sente dificuldade.

Imagem: Pexels

Para muitos Web Designers, um pedido comum dos clientes é o desenvolvimento de logos, algo que nem todo profissional tem conhecimento. Nesse caso, conhecer boas ferramentas de criação de logotipo permite atender seu cliente, sem necessariamente ser especialista no assunto.

  1. Atualize-se constantemente

A área do Web Design é uma das que mais se atualizam. Além das novas tecnologias em programação, existem as tendências de layout que evoluem com o passar dos anos. Não é à toa que, de tempos em tempos, as marcas se renovam completamente.

Essa atualização deve considerar ainda estudos sobre novidades que permitem uma navegabilidade melhor para os usuários, como a performance dos sites responsivos para os smartphones, algo extremamente importante quando consideramos que 85% dos brasileiros compram pelo celular.

  1. Estude UX

UX é uma sigla que vem do inglês e significa Experiência do Usuário. São técnicas que buscam oferecer ao usuário de um site a melhor experiência possível, para aumentar a probabilidade de sua fidelização.

O UX é tão importante que já existem especialistas no assunto, principalmente em grandes corporações. Por mais que você não se especialize na área, saber alguns conceitos pode garantir que seu cliente tenha mais vendas e, consequentemente, queira fazer novos negócios com você.

  1. Cuidado com Direitos Autorais

Ao construir um projeto de Web, é possível que você precise recorrer a imagens da internet para deixar o visual mais atrativo. Porém, como um bom Web Designer, é preciso evitar utilizar recursos com Direitos Autorais, algo que pode causar implicações legais.

Imagem: Pexels

Uma dica é acessar um banco de imagens para adquirir aquelas que serão aplicadas no projeto. Lembre-se de incluir esse custo no orçamento para que não onere do seu lucro.

  1. Salve ideias inspiradoras

A criatividade é feita por uma soma de referências que absorvemos das mais diversas fontes. O Web Designer tem um trabalho diretamente ligado a criação, por isso deve estar sempre atento a novas inspirações.

Para esses momentos, uma pasta de ideias inspiradoras pode ser uma solução prática. Sites como Behance ou Pinterest costumam apresentar várias sugestões, que podem ser salvas e visualizadas posteriormente. Assim, quando você precisar de um reforço, é só abrir a pastinha.

Mas atenção: inspiração não é cópia! Com base em uma ideia você deve criar algo por conta própria.

  1. Disponibilize seus trabalhos na internet

Para atrair mais clientes é preciso mostrar o que você tem feito, principalmente na Internet. Além das plataformas especializadas em Design Gráfico, você pode criar um blog ou montar um site para compartilhar o que você desenvolveu nos últimos tempos.

Vale ainda utilizar suas redes sociais e outras ferramentas online para divulgar seus serviços na internet. Assim, sempre que um potencial cliente surgir, você terá o que apresentar.

  1. Organização com seus arquivos

Em um projeto, um Web Designer desenvolve uma série de arquivos que serão utilizados no site. Com tantos documentos diferentes, perder partes importantes é fácil para quem não leva a organização à sério.

É importante que você crie uma rotina de organização para seus arquivos, mantendo um backup sempre atualizado. Essa simples atitude pode servir para reaproveitar partes de um projeto ou fazer uma alteração quando preciso.

Quem opta por trabalhar como Web Designer tem uma rotina criativa todos os dias. Se você está pensando em se aventurar nessa carreira, lembre-se que a prática constante, muito estudo e todas as dicas apresentadas anteriormente podem levar seus projetos de Web Design para outros níveis.

 

Imagem: Freepik