9 Coisas que podemos aprender com Philip Kotler sobre Marketing

9 Coisas que podemos aprender com Philip Kotler sobre Marketing

Listamos algumas das valiosas lições que Kotler pode nos passar

Abaixo vamos listar aprendizados de marketing que você deve levar para a vida toda de Philip Kotler:

1. O Marketing tradicional morreu

Para Kotler o novo marketing é sobre as mídias sociais e a nova forma de relacionamento com os consumidores.

De acordo com Kotler, no antigo Marketing as empresas detinham toda a informação e os consumidores só sabiam aquilo que viam pela publicidade.

Já no novo marketing as pessoas buscam informações na internet e perguntam sobre o que querem comprar para seus amigos no Facebook.

Atualmente é possível saber muito mais do que apenas o que nos é mostrado em propagandas e comerciais.

2. Se preocupe com a sociedade

Levando em consideração o Marketing 3.0 e colocando ele como o estado ideal e mais avançado do marketing, Kotler destaca que os consumidores estão preferindo empresas que se engajam em alguma questão socioambiental do que aquelas que são neutras ou não defendem causa alguma.

E não ficando para trás, muitas empresas estão colocando o bem-estar da sociedade na frente do bem estar da empresa.

Antes era o contrário, a saúde da empresa vinha em primeiro lugar mesmo se isso significasse que a sociedade sofreria.

Um exemplo de uma empresa que suporta uma boa causa socioambiental é a Toms, marca de sapatos americana que tem inúmeros projetos de ajuda social no mundo.

Eles ajudam dando sapatos, água, óculos e até mesmo treinamento para ajudar mulheres a fazer um trabalho departo mais seguro.

3. Segmente seus clientes

Para Kotler oferecer os produtos em massa igual era antigamente já não é tão eficiente.

Hoje em dia, com a concorrência grande e os consumidores mais exigentes, é preciso que seu produto se aproxime o máximo possível das necessidades dos seus clientes.

Para isso, é necessário pensar, por exemplo, em uma definição exata para seus clientes e em como você pode realmente contribuir para eles. A partir desta ideia, surgiu o conceito de persona. Entenda tudo sobre este assunto aqui!

4. Nunca deixe de inovar

Como as empresas deixam de existir? De acordo com Kotler as empresas morrem quando uma tecnologia se torna obsoleta e elas se recusam a inovar e adotar um novo sistema.

Para o professor americano as empresas não tem escolha, ou elas inovam ou saem do mapa dos consumidores.

Um bom exemplo de grandes empresas que estão no topo da cadeia por muitos anos devido a inovação são: Apple, Intel e Mcdonalds.

E um bom exemplo de empresa que se recusou a inovar e quase faliu é a KODAK.

5. Não deixe o planejamento e a mensuração de lado

Em muitas empresas  o setor de marketing se preocupa apenas com a publicidade e com a elaboração de comerciais, e se esquecem da parte de planejamento e mensuração, por exemplo.

Kotler concorda que é difícil fazer previsões a longo prazo mas reforça a importância de se criar cenários do futuro.

Alinhar as ações de marketing com o planejamento estratégico ajuda as empresas a tomarem decisões com chances de erros menores.

6. Faça seus consumidores se sentirem parte do negócio

Para Kotler, a cocriação nos negócios atuais é a melhor alternativa para as empresas.

Ele defende que os clientes façam parte do processo criativo e de desenvolvimento dos produtos, como fazem marcas como Lego e Harley Davidson.

“Não é só testar um produto. Chame o consumidor para participar da criação dele. A Harley-Davidson, a Lego, a GM e a Lexus são alguns expoentes nessa linha. A Lego, inclusive, pede ajuda a crianças para desenvolver seus novos produtos”

Para Kotler, essa cocriação também pode fazer parte de campanhas, como fez o Doritos:

 “Eles pediram para as pessoas ideias para sua nova campanha de marketing e receberam mais de 10 mil sugestões diferentes”

7. Não trate o marketing apenas como um departamento

Sim, o marketing é um departamento da sua empresa, mas definitivamente não deve ser tratado apenas como isso.

Para Kotler o Marketing deve funcionar com uma interdependência quanto aos outros setores e servir como força para a tomada de decisão do seu negócio.

8. Não tenha preguiça na hora de construir sua marca

Você precisa se diferenciar da sua concorrência, fazer sua marca se sobressair quanto às demais, e uma forma de fazer isso é proporcionando uma experiência única para seus consumidores.

Um exemplo que Kotler dá é sobre a Starbucks:

“Eles vendem café caro e são bem-sucedidos no Brasil, um dos países com maior produção mundial do grão. Isso é possível com a construção de uma marca. O Starbucks é a segunda casa dos clientes. Lá, tem internet, é confortável. As pessoas gostam disto. Empresários precisam pensar em algo semelhante na hora de promover seus negócios.”

9. Mostre o Marketing para outros departamentos

Pode parecer um pouco estranho este conselho mas você precisa mostrar para o resto da empresa o porquê do marketing ser um departamento tão importante.

Mostre aos outros setores seus projetos e a razão deles estarem acontecendo, as vantagens que trarão para o resto da empresa.

 “Seja amigo de todos. Almoce com o pessoal do financeiro, que toma conta do dinheiro e deve enxergar seu trabalho com mais ressalvas. Explique suas atividades e mostre sua importância”

Para entender mais sobre o assunto e ter a vivência de grandes profissionais da área, não deixe de participar do 1º evento mundial dedicado ao marketing pós-pandemia, nos dias 05, 06 e 07 de novembro, acontece o Fórum mundial de Marketing.

Ele conta com a participação de Philip Kotler – o pai do marketing, David Reibstein – professor docente em Marketing da Wharton University of Pennsylvania, Mauro Porcini – SVP & Chief Design Officer at PepsiCo, Luiza Helena Trajano – presidente do Conselho de Administração Magazine Luiza e mais de 100 palestrantes internacionais. Promovido pelo World Marketing Summit (wMS), o evento totalmente online, ao vivo e com tradução simultânea, é o mais esperado do ano. 

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