Skip to main content

Atingir o maior público possível é o objetivo de todo time de aquisição de usuários, mas, se escalar o crescimento mobile fosse fácil, qualquer aplicativo faria sucesso. Com 1,85 milhões de aplicativos mobile disponíveis no mercado, a competição pela atenção do usuário é acirrada. O usuário médio tem em torno de 40 aplicativos instalados no seu celular, mas passa 89% do seu tempo de tela em só 18 deles. 

Então como sair dos “milhares” de usuários e chegar a um milhão ou mais? Para a maioria dos aplicativos, isso leva tempo e paciência, mas ao investir em práticas assertivas, você conseguirá  expandir consideravelmente a quantidade e a qualidade da sua base de usuários. As estratégias específicas variam dependendo da sua categoria e mercado-alvo, mas há várias estratégias de marketing que se aplicam a qualquer profissional de aplicativos em busca de crescimento.

Então, se a sua meta em 2022 é expandir o número de usuários e potencialmente chegar a um milhão ou mais, está na hora de arregaçar as mangas e agir, começando pela otimização na app store (ASO) e por campanhas pagas/aquisição de usuários (UA) — além de aprender como evitar os erros mais comuns e que trazem mais custos e atrasam os seus planos. 

Construa uma boa estratégia ASO

A ASO (App Store Optimization) é a primeira parada na estrada do UA (User Acquisition). Melhorar a visibilidade do seu aplicativo nos resultados de buscas em uma loja de apps e gerar instalações é a base para o crescimento orgânico. Na verdade, uma boa estratégia ASO pode impulsionar suas instalações de 3 a 5%, o que a torna um item obrigatório na sua jornada de aumento do número de usuários.

Consideramos a ASO como um processo vital por ser um elemento contínuo da sua estratégia de UA, que precisa ser ajustado para estar sempre atualizado em relação às tendências atuais, às melhores práticas e às orientações da loja de aplicativos. Quanto melhor ele se classificar quando um usuário em potencial digitar uma palavra-chave relevante, maiores são as chances do seu app ser visto e instalado por esse usuário. 

A Apple App Store (iOS) e o Google Play (Android) controlam mais de 95% do mercado fora da China, o que significa que, antes de mais nada, você vai focar sua atenção em otimizar sua presença nestas plataformas. Depois que você já estiver satisfeito com suas páginas, também pode ser válido pensar em lojas de aplicativos alternativas. Procure saber sobre a Samsung Galaxy Store, a Amazon Appstore, e a Huawei AppGallery quando estiver pronto, mas até lá, vamos focar nas regras básicas de ASO.

Escolha palavras-chave relevantes

Pode parecer óbvio, mas uma parte importante da sua ASO é escolher palavras-chave apropriadas. Primeiro, localize as palavras-chave pelas quais os usuários em potencial estão buscando — há uma grande chance de elas serem as mesmas que seus competidores estão usando. Ferramentas ASO como, Appfollow, MobileAction ou Apptweak podem ajudar você a afunilar sua lista de termos em uma ou duas palavras-chave que seus competidores podem não ter visto.

Otimize o título e a descrição

Quando se trata de metadata, otimizar o título é o passo mais importante e pode aumentar o número de downloads em até 15%. Ele deve ser o mais marcante possível e, ao mesmo tempo, incluir o nome do seu aplicativo e as principais palavras-chave que você identificou em um primeiro momento. Uma boa regra geral é manter o título com menos de 25 caracteres, já que um maior será cortado ao aparecer nos resultados de uma loja de aplicativos. 

Sua descrição deve ser um parágrafo conciso e convincente ou uma lista que se concentre nas características únicas do aplicativo. Pense no problema que ele resolve, quais das características os usuários mais gostam, o que o torna único e, então, tente comunicar tudo isso em um texto fácil de ler. 

Incorpore elementos visuais

Imagens e vídeos são essenciais para chamar a atenção de usuários e isso não muda nas lojas de aplicativos. Menos de 2% dos usuários clicam no botão de “Ler mais” para ver sua descrição completa, então as imagens serão a principal maneira de chamar atenção e gerar instalações. Um visual atraente dará uma enorme vantagem em relação aos competidores e podem aumentar a taxa de download entre 17 e 24%.

O vídeo também é um elemento cada vez mais importante para sua presença nas lojas de aplicativos. A grande maioria das páginas em ambas as lojas agora incluem vídeos, o que não é nenhuma surpresa, já que adicionar mídias como essa podem aumentar os downloads em até 35%. Crie um vídeo curto e visualmente atrativo que dê uma visão geral da sua experiência in-app. Para que um vídeo continue relevante ao longo do tempo, evite colocar em destaque eventos específicos ou qualquer conteúdo datado. 

A partir de setembro de 2021, os profissionais de marketing já podem adicionar eventos in-app às páginas de produto na Apple Store, o que pode ajudar a manter sua página sempre atualizada e com uma nova oportunidade de atrair usuários em potencial. 

É hora de testar e otimizar

Com sua base preparada, esse é o momento de testar seu trabalho — literalmente. Tanto o Google Play quanto a App Store (a partir do iOS 15) oferecem aos profissionais de marketing de aplicativos a capacidade de fazer testes A/B em seus criativos. O Google Play oferece uma lista mais extensa de possibilidades, conhecida como experimentos na página “Detalhes do app” no Play Console. Eles permitem que você teste tudo, inclusive imagens, descrições localizadas, ícones e outros. Entender o que está funcionando vai ajudar você a continuar o processo de aperfeiçoamento da ASO. 

Torne as campanhas pagas uma parte central da sua estratégia de UA

Com seu ASO pronto, as instalações orgânicas devem começar a aparecer, então é hora de pensar em sua estratégia de UA. A maioria dos aplicativos investe pesado em campanhas pagas para poder atingir um nível maior de crescimento. Há uma variedade de canais pagos e isso pode se tornar algo complexo, por isso, neste artigo, vamos focar em canais de autoatendimento que funcionam como um bom ponto de partida. 

  • O Google App Campaigns pode atingir usuários em todas as redes do Google — Youtube, Google Play Store, Gmail e in-app. Forneça os recursos e os criativos — ou então o Google pode pegar a informação que já existe na sua página da Play Store — identifique os países e dados demográficos que você quer direcionar, carregue os criativos e defina o orçamento. O Google também vai fornecer um método para traduzir e localizar a página do seu aplicativo. Esse canal é em grande parte automatizado e requer pouco direcionamento e trabalho manual, fazendo com que funcione bem para times de UA pequenos também.
  • O Apple Search Ads (ASA) é uma plataforma que mostra anúncios pagos nos primeiros resultados de busca na App Store, o que permite que os profissionais de marketing melhorem significativamente sua visibilidade nos resultados de busca. Como a Apple usa o metadado da sua App Store, é crucial seguir as melhores práticas de ASO. O ASA funciona com um sistema em que os profissionais de marketing apostam em palavras-chave específicas. Quem fizer a maior aposta garante seu anúncio nos primeiros resultados na página de busca para essa palavra. Você só poderá direcionar usuários iOS e os custos podem ser mais altos, uma vez que os apps de iOS são geralmente mais caros para se adquirir. O ponto positivo é que eles também costumam gastar mais in-app. 
  • O Gerenciador de Anúncios do Meta (antigo Facebook ads) executa anúncios em todas as propriedades do Meta, o que inclui Facebook, Messenger, Instagram, o aplicativo Oculus e aplicativos mobile que pertencem ao Audience Network do Meta. Ele facilita o direcionamento de dados demográficos específicos, como idade ou localização, e a definição de um orçamento possível de se manter. Você pode escolher um orçamento diário ou um orçamento por campanha, que não especifica uma quantia por dia e permite que você defina uma data de início e de fim. 


Como as propriedades do Meta são mais conhecidas como plataformas de mídias sociais, você pode esperar ter conversões mais baixas em comparação ao Google Ads. No entanto, as campanhas pagas nas propriedades do Meta podem conseguir uma maior exposição da marca e mais cliques por um valor menor.

Evite estes três erros comuns em publicidade paga

Uma vez que você tiver dominado os canais pagos de autoatendimento, você pode começar a pensar sobre outras opções, como as AD Networks. Porém, não importa para quais canais pagos você está direcionando seus gastos de UA, você deve evitar erros comuns que podem acabar com o seu orçamento.

  • Gerencie seu orçamento de perto:  Geralmente, leva de 6 a 12 meses para chegar a um ponto de equilíbrio. Verifique se seu orçamento reflete sua realidade e inclua uma margem de erro para o caso das conversões serem menores que o esperado de início. 
  • Elabore criativos localmente: Os aplicativos são essencialmente globais, mas isso não significa que o criativo que funciona em uma região vai funcionar em outra. Criar algo local vai ajudar você a aproveitar ao máximo o seu orçamento. 
  • Não tente fazer tudo sozinho: Construir um bom tech stack e receber dados granulares em uma atribuição, na jornada do usuário e no rastreamento de conversões desde o início vai ajudar você a maximizar o ROI. 

Principais conclusões para ajudar você a potencializar o crescimento de usuários

Combinar estratégias de crescimento orgânico, como a ASO, com estratégias pagas é crucial para o crescimento de aplicativos em 2022. Na verdade, as duas estratégias andam lado a lado, já que algumas plataformas de autoatendimento se valem das suas páginas nas lojas de aplicativos para criar anúncios. Então, escolher as palavras-chaves certas, criar um bom título e uma boa descrição, e criar criativos convincentes é a base para além da sua ASO. 

Por Guilherme Kapos

Diretor de Vendas para a América Latina na Adjust

Leave a Reply