Skip to main content

Estudo da associação em parceria com a FGV aponta crescimento nominal de 1,5% em relação a 2023.

O valor total dos orçamentos destinados às atividades de comunicação empresarial das empresas no Brasil deve chegar a R$36 bilhões em 2024, de acordo com o estudo realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em parceria com a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV Comunicação Rio). O número representa um crescimento nominal de 1,5% ante os investimentos em 2023, que somaram R$ 35,5 bilhões.

O estudo “Orçamento da Comunicação Empresarial no Brasil” é feito anualmente pela Aberje e, neste ano, foi realizado em parceria com a FGV Comunicação Rio e apoio do Valor Pro. Participaram do estudo 102 empresas, cujos resultados foram apresentados durante o Warm Up do Aberje Trends, que aconteceu no último dia 28 de maio, no auditório da FGV, no Rio de Janeiro.

O estudo foi apresentado por Leonardo Müller, economista-chefe do Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação da Aberje e professor do programa de pós-graduação em economia da Universidade Federal do ABC. Durante o evento, profissionais de comunicação participaram de duas rodas de conversa sobre tendências da comunicação e ESG.

“O objetivo do estudo é oferecer balizas para o comunicador gestor, tanto a respeito do tamanho do setor como um todo, com a estimativa de orçamento total, quanto das tendências de orçamento médio por nível de faturamento”, disse Müller.

O orçamento da comunicação para 2024 é estimado a partir do crescimento ou redução esperada pelas próprias empresas participantes da pesquisa em relação ao orçamento da área de 2023. A análise também dividiu o orçamento médio por faixa de faturamento bruto anual das empresas. Para as empresas cujo faturamento é maior do que R$50 bilhões, a tendência de orçamento estimada para a área de comunicação é da ordem de R$49,4 milhões. Já para aquelas cujo faturamento é inferior a R$ 300 milhões, o orçamento estimado para este ano é de R$ 320,1 mil.

Para o diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, a previsão para o orçamento mostra um crescimento na relevância que as empresas estão vendo na comunicação corporativa.

“Ano a ano o investimento das empresas no departamento de comunicação vem crescendo. Isso mostra que as organizações estão reconhecendo, cada vez mais, a necessidade de investir na comunicação corporativa como estratégia para se destacarem no mercado e se mostrarem mais competitivas e relevantes”, afirma Hamilton.

A pesquisa será apresentada novamente durante a 8ª edição do Aberje Trends, cujo tema é: ‘Transições: contextos, tecnologias e competências que vão transformar ainda mais a Comunicação Empresarial’. O evento acontece no dia 25 de junho, no Teatro Bravos, em São Paulo e tem como objetivo focar na era da transição social, cultural, energética e demográfica que o mundo está vivenciando, um momento desafiador para a Comunicação corporativa, cujo o papel é de estabelecer pontes entre marcas e pessoas.

A abertura do evento conta com a palestra do CEO da Caliber, Shahar Silbershatz, fará a palestra de abertura, falando sobre tendências na gestão da reputação em tempos de mudanças sociais, políticas e tecnológicas. Em seguida, Rafael Sbarai, head de produto do Cartola Express, da Globo, mediará um bate-papo entre CEOs de grandes corporações para falar sobre “Comunicação de Impacto na Era da Transformação”.

O bate-papo vai contar com a participação de Ana Sanches, CEO da Anglo American no Brasil, Claudia Muchaluat, Presidente da Intel Brasil, Silvia Penna, CEO da Uber Brasil e Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.

As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site da Aberje, tanto para associados quanto para não associados. O segundo lote, encerrou no dia 31 de maio e o terceiro e último lote irá até o dia 21 de junho.

*Foto de capa por Carlos Muza

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens