Skip to main content

O artista Zen Palagniuk, residente nos Estados Unidos, recebeu um desafio inédito: usar os fios de sutura da Johnson & Johnson Medical Devices, divisão da J&J especializada em dispositivos médicos, como matéria-prima para fazer dois retratos de pacientes que tiveram suas vidas transformadas após passarem por procedimentos cirúrgicos. Utilizando a técnica de String Art, Zen produziu em tempo recorde (menos de 30 dias) dois quadros de 0,70 x 100 cm, com 13 mil metros de fios de sutura e 16 mil pregos.

O artista usou o conceito #BeyondTheProcedure para criar esses retratos de pacientes com histórias de superação. Intitulada “Life Threads Portraits”, a exposição foi realizada em Orlando, nos Estados Unidos, para cerca de 300 cirurgiões de diferentes países da América Latina durante o Latin American Forum – LAF, evento médico de treinamento cirúrgico.

Entre os pacientes escolhidos para a homenagem está o bebê argentino Tomás, que foi operado ainda no útero da mãe após o pré-natal apontar um problema congênito conhecido como espinha bífida do tipo mielomeningocele, uma doença rara na qual a medula espinhal não se desenvolve adequadamente. Hoje, com 2 anos, é uma criança saudável.

A outra paciente retratada no trabalho de String Art é a paulista Paula Bastos, jornalista e influenciadora body positive, que seguiu a recomendação de sua equipe médica para cirurgia bariátrica após ser diagnosticada com hipertensão e pré-diabetes. Confira o vídeo da campanha.

 

“Eu me sinto honrada em ter sido retratada pelo Zen Palagniuk e ver minha história compartilhada no evento. Espero que os retratos toquem as pessoas que passam pelo espaço e que desta forma elas possam compreender o quanto a cirurgia foi importante para mim e modificou meu modo de encarar a vida. Que minha história inspire as pessoas”, contou Paula sobre a experiência de ser inspiração para uma obra de arte.

 

Ficha técnica:
Título: Life Thread Portraits
Agências: AIO Comunicação / Bigorna Filmes / In Press Porter Novelli
Empresa: Johnson & Johnson Medical Devices
Artista: Zen Palagniuk

In Press Porter Novelli
Direção de Criação: Alexander Lopes
Criação: Arlindo Rodrigues / Leonardo Ferreira / Pedro Henrique
Diretoras do Núcleo: Veronica Barranco / Ana Domingues
Gerente de Conta: Juliana Prando
Atendimento: Vanessa Serafim
Planejamento: Bruno Kawagoe
Produção: AIO Comunicação
Diretor: Daniel Grilli
Equipe de Produção: Sérgio Gambier
Edição: Daniel Grilli
Finalização: Sérgio Gambier e Daniel Grilli
Produção: Bigorna Filmes
Diretor: Vitor Levy
Equipe de Produção: Daniel de Castro e Paula Furtado
Edição: Gabriel Melo
Fotografia: André Bittencourt e Micael Horcherman
Aprovação/cliente: Malu Weber / Diogo Souto Maior / Gabriela Jacob

 

Leave a Reply