Artigo por Raphael Falcão, diretor da Hays

Chegou dezembro, e com ele, o momento de avaliar as promessas feitas nas primeiras horas do ano que passou. Além dos planos com a família, com amigos, existem também as metas no campo profissional, com a busca de um novo emprego ou, até mesmo, mudar de área. E o mês de dezembro acaba sendo a época definida por muitas pessoas para a tomada de decisão.

Raphael Falcão, diretor da Hays, separou algumas dicas importantes sobre carreira:

1- Tem que gostar do que faz : Na hora de fazer um balanço da carreira, é importante levar em conta se as atividades que realiza, te fazem bem, afinal de contas, estar motivado e feliz ajudam a conseguir bons resultados. Se o trabalho já não rende bem, é importante questionar o motivo para buscar uma solução. “Fazendo algo que satisfaz terá maior chance de sucesso, além de fazer com que se mantenha atualizado sobre determinada área”, pontua Falcão.

2- Especialização é importante: Depois da auto avaliação, o próximo passo é considerar de que forma cursos e especializações podem ser úteis para alcançar o patamar desejado. Com a internet, existem muitas oportunidades online, com alta qualidade e a preços acessíveis. Além disso, participar de grupos relacionados aos temas que deseja atuar, ajuda a construir relacionamentos interessantes.

3- Mudanças de emprego com muita frequência: Antes de cada mudança, pense nos motivos que o estão empurrando em outra direção, hora de ser bastante sincero com você mesmo. “Se você mudou de empresa em curto período de tempo, porém baseado em fatos/razões concretas, tudo bem. O que pode ser prejudicial são as mudanças recorrentes, sem motivos claros aparentes. Se isso acontecer é preciso ver se o problema são os projetos ou você”, comenta Falcão.

4- Conversar com o chefe pode ser uma saída: “Falar com o gestor pode ser o caminho mais fácil para conseguir fazer o movimento dentro da própria empresa”, indica o diretor. Geralmente, nestas semanas, as empresas estão repensando estratégias e definindo metas para o próximo ano, e isso inclui os colaboradores. Portanto, as mudanças trazem novos ares que podem contribuir para o rendimento profissional, bem como para os resultados da instituição dentro do mercado.

5- As redes sociais podem ser aliadas: Atualmente são uma ótima ferramenta para divulgação de sua imagem, além de construção de um sólido network. O ponto de atenção é alinhar muito bem que tipo de mídia irá utilizar para divulgar que tipo de informação. Dessa forma, além de sermos muito mais efetivos, evitamos alguns mau entendidos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Especial Google

+ Ver mais

Quer falar com mulheres? Olhe para os dados, não para os estereótipos

por Artigo de Kate Stanford, diretora global de marketing e publicidade no Youtube

Especial TV Aberta

+ Ver mais

Como a TV conversa com o Youtube?

por Gabriel Grunewald