O Web Summit 2018 acontece em um momento de grande otimismo para os portugueses. A economia lusitana de aproximadamente 189 milhões de Euros ou 217 milhões de dólares está em expansão de 2%. O turismo português recebe anualmente 24 milhões de pessoas, 4 vezes mais que o Brasileiro. Muitos franceses, chineses e brasileiros estão transferindo suas vidas e seu patrimônio para Portugal, que garante um Golden Visa para quem investe no país.

O Web Summit transformou-se no maior evento global de tecnologia e empreendedorismo. As cinco primeiras edições aconteceram em Dublin na Irlanda e, desde 2016, ocorre em Lisboa. No último mês de outubro o governo Português anunciou que fechou contrato com o Web Summit até 2028. Neste ano, são 68 mil participantes de 159 países aglomerados em 3 pavilhões consecutivos, além do palco principal da Altice Arena. Tudo parece muito caótico e simultâneo no Web Summit. As pessoas se deslocam entre 4 diferentes espaços de palestras e apresentações. 1.800 startups apresentam-se a investidores e grandes empresas globais mostram suas novidades ou suas visões de futuro. A organização criou uma agenda ultra acelerada com 1.200 apresentações. Para acompanhar os assuntos do seu interesse, os espectadores devem estruturar uma boa agenda, deslocando-se entre um auditório e outro. No primeiro dia destacou-se a fala de Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web:

“Em 2019, pela primeira vez, mais da metade do mundo vai estar conectado e é preciso olhar com mais atenção para a Internet”.

Berners-Lee entende que a Web está em risco e apresentou sua ideia do plano #fortheweb, uma convenção internacional de valores e condutas que proteja a Internet, tornando-a mais segura e livre.

As vésperas das eleições americanas de 2018, o momento contundente do primeiro dia do Web Summit foi a fala de Christopher Wylie, ex-diretor da Cambridge Analytica:

“Facebook sabia de tudo desde o início e não fez nada”

Referindo-se ao escândalo onde sua ex-empresa usou ilegalmente dados dos usuários do Facebook na eleição de Donald Trump. Wylie apresentou-se usando uma camiseta com os dizeres: “Prendam o Presidente”.

Além do show off de Robôs de inteligência artificial, automóveis conectados e um palco parta “Unbox” de produtos e serviços, o primeiro dia do Web Summit apresentou uma discussão muito interessante sobre Fake News e pós verdade. Dois conceitos novos e poderosos dos nossos tempos. Uma espécie de dark side do mundo digital onde as pessoas tomam decisões e formam opiniões não mais baseados em fatos e dados, mas em crenças pessoais.

Por Paulo Queiroz.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2014

+ Ver mais

Brasil terá 15 jurados em Cannes

por Redação Adnews

ADFestivals

+ Ver mais

El Ojo anuncia 4 novos presidentes de júri

por Redação Adnews

ADInsights

+ Ver mais

A Gillette sabe o que faz. Já Neymar…

por Adinsight por Leonardo Araújo

AdMovies

+ Ver mais

O Mecanismo e O Negócio entram na luta pela audiência de séries

por Eliane Munhoz do Blog de Hollywood

ADScreen

+ Ver mais

Ciclo de regravação dos clássicos chega a SWAT

por Elaine Munhoz, do Blog de Hollywood

Ana Paula Passarelli

+ Ver mais

Como as (novas) mudanças no Youtube vão impactar os criadores de conteúdo?

por Ana Paula Passarelli, estrategista de negócios digitais e consultora de inovação

Antonio Carlos Moura

+ Ver mais

Mercado de comunicação: mais difícil e mais divertido

por Antonio Carlos Moura

Daguito Rodrigues

+ Ver mais

Para onde foi o sangue que havia nos olhos?

por Redação Adnews

Design Thinking

+ Ver mais

Reclamar! Vício, autopiedade ou um SOS?

por Marcelo Ponzoni, Diretor executivo da Rae,MP

Especial Google

+ Ver mais

Quer falar com mulheres? Olhe para os dados, não para os estereótipos

por Artigo de Kate Stanford, diretora global de marketing e publicidade no Youtube

Especial TV Aberta

+ Ver mais

Como a TV conversa com o Youtube?

por Gabriel Grunewald

Fábio Prado Lima

+ Ver mais

Face priorizará posts de amigos e familiares. O que isso pode significar para quem é social media?

por Fábio Prado Lima, diretor da AdResults e professor do Face Ads Descomplicado

Fernanda Romano

+ Ver mais

Janelas

por Redação Adnews

Julio Moraes

+ Ver mais

Hey, mercado, vamos fazer o #MeaCulpa?

por Artigo por Julio Moraes, digital marketing executive na #SocialGroup

Leonardo Araujo

+ Ver mais

A Gillette sabe o que faz. Já Neymar…

por Adinsight por Leonardo Araújo

Marcia Esteves

+ Ver mais

Por que eu não sou uma gênia?

por Marcia Esteves, co-presidente da Grey Brasil

Marcos Giovanella

+ Ver mais

A ciência por trás do Big Data

por Marcos Giovanella

Mauricio Magalhães

+ Ver mais

Sair da caixa é ficar dentro dela. Ufa!

por Mauricio Magalhães

Mentor Neto

+ Ver mais

Os Millennials em Promoção

por Por Mentor Neto, sócio e CCO da Bullet

Rafael Martins

+ Ver mais

Você tem certeza que “seu cliente não entende nada”?

por Rafael Martins, Co Fundador e CEO do Share

Raul Santahelena

+ Ver mais

Marcas, por que é tão difícil se colocar no lugar do outro?

por Artigo de Raul Santahelena

Renata Serafim

+ Ver mais

Brasil… Mostra a sua cara!

por Adnews

Silmo Bonomi

+ Ver mais

Publicidade de verdade

por Adnews