Skip to main content

Quando chega a hora de elaborar o planejamento para o ano seguinte, os desafios parecem se repetir, pressão para reduzir custos e otimizar as ações para trazer mais resultados.

É nessas horas que os gestores podem lançar de algumas estratégias para desenvolver ações alinhadas com sua visão e resultados esperados de forma a otimizar os investimentos ao invés de simplesmente fazer cortes.

Conhecer o planejamento base zero (Zero-Based Budget) pode ajudar.

O planejamento base zero é um processo muito eficiente para melhorar a performance operacional, principalmente em atividades relacionadas a marketing e vendas.

Aqui vão alguns passos para ajudar você a aplicar essa metodologia na sua empresa.

Planejamento base zero: o que é?

O planejamento base zero é uma ferramenta usada para elaborar a programação orçamentária a partir de uma base nula, ou seja, sem adicionar os custos, despesas, investimentos e receitas passadas.

O Zero-Based Budget inverte a lógica tradicional de orçamentos, pois durante a revisão do orçamento nenhuma despesa feita no ano anterior é levada em consideração. Em vez disso, é feita uma análise profunda das reais prioridades, necessidades e expectativas em relação aos custos e despesas do próximo ano visando um orçamento mínimo para a empresa desenvolver suas atividades.

Desta forma, os gestores podem avaliar e definir quais valores serão adicionados, cortados ou direcionados de um setor para outro.

Embora o planejamento base zero seja mais complexo e demande mais tempo que os planejamentos orçamentários convencionais, o processo de gestão de recursos no Zero-Based Budget examina profundamente todas as atividades e custos associados para garantir um resultado comercial específico, que esteja de acordo com objetivos, visão e propósitos da organização.

Como elaborar a estratégia de Zero-Based Budget em sua empresa

Conheça os 4 passos principais para elaborar uma estratégia de planejamento base zero.

1º Passo – Reavalie sua visão

Antes de iniciar uma avaliação tão intensa sobre os ativos de seu negócio, é preciso garantir que as estratégias e modelos atuais ainda são válidos e sustentáveis, por isso é preciso reavaliar a visão do negócio.

Para isso não é preciso reexaminar substancialmente o negócio, basta uma avaliação rápida de quais projeções são verdadeiras e extremamente otimistas no panorama econômico atual, assim como o que possivelmente será afetado no futuro.

2º Passo – Avalie todas as suas atividades

É preciso definir o que é indispensável para o funcionamento da empresa, o que pode ser descartado e quais novos direcionamentos serão testados.

Resumidamente, é preciso saber o que a empresa não pode viver sem, o que pode continuar como era antes e quais novos investimentos devem ser feitos.

3º passo – Defina os resultados desejados e quais indicadores serão usados para avaliar o sucesso

É preciso saber onde quer chegar para definir quais caminhos serão tomados até cumprir o objetivo. Depois de saber para onde se está indo, é fundamental estabelecer quais os KPIs, indicadores-chave de desempenho, serão acompanhados para mensurar o desempenho da estratégia.

Cada objetivo demanda alguns KPIs específicos para serem monitorados. Lembre-se que essa etapa é fundamental, pois é por meio dos indicadores e métricas que a empresa saberá quais ações estão dando certo e aquelas que precisam ser revistas.

4º passo – Envolva toda a empresa no processo de implantação do planejamento base zero

O fator mais importante para o sucesso de um planejamento base zero é o envolvimento de toda a empresa durante o processo de implantação.

Crie comunicados, una seus gestores, crie ações para incluir e deixar todos os funcionários cientes da mudança, fator inevitável para usar a estratégia Zero-Based Budget.

Motive suas equipes e junto com elas abrace as mudanças!


Pronto! agora você sabe o que é um planejamento base zero e os 4 passos fundamentais para usar essa estratégia em sua empresa. Se quiser aprender mais sobre marketing, negócios e vendas, continue acompanhando o blog.

Por André Vasconcellos, CEO da SalesRush