O inverno chegou! Para aqueles que gostam de frio, viajar para regiões com temperaturas mais baixas é uma ótima maneira de aproveitar esse período. Curtir o frio e o aconchego proporcionado pelos melhores hotéis no inverno é uma ótima pedida para quem prefere o calor da lareira ao do sol.

Em momentos de baixas temperaturas, a utilização da lareira é uma das formas de promover o aquecimento do local. Por isso, diversos hotéis disponibilizam essa estrutura para trazer maior conforto aos seus hóspedes.

Entretanto, muitas dúvidas podem surgir durante a sua utilização e, por esse motivo, é importante esclarecer algumas questões sobre o seu uso. Acompanhe e entenda mais sobre os tipos de lareira e como utilizá-las de forma segura.

Quais são os tipos de lareira?

Há diversos modelos de lareira. Elas podem ser feitas de diferentes materiais e com características distintas quanto à combustão e sistema de aquecimento. 

1. Lareira à lenha

A lareira a lenha é um dos modelos mais tradicionais. Feita, em geral, de alvenaria, concreto ou metal. Necessita da utilização da chaminé, por utilizar toras de madeira para gerar calor. 

Pode ser posicionada na parte inferior do ambiente, próximo ao chão. Entretanto, há, também, opções de lareiras suspensas que ficam presas somente à chaminé.

2. Lareira ecológica

Esse tipo de lareira utiliza álcool ou etanol (e não a lenha) e, por esse motivo, não necessita de chaminé. Possui acendimento rápido e é muito prática, principalmente por não gerar sujeira.

3. Lareira a gás

A lareira a gás também não necessita da utilização de lenha, mas por utilizar gás como gerador de calor exige um sistema de exaustão. Há alguns modelos que utilizam lenhas de cerâmica e outros que usam pedras vulcânicas para reter o calor.

4. Lareira elétrica

A única diferença entre uma lareira elétrica e um aquecedor é a reprodução das labaredas em tela. Esse modelo é acionado através de um controle remoto e é super prático, pois não necessita de limpeza.

Utilizando a lareira de forma segura

Além das diferentes formas de utilização, cada tipo de lareira possui suas peculiaridades quando o assunto é segurança.

Quando se trata das lareiras a lenha, por exemplo, algumas medidas específicas devem ser tomadas para evitar perigos. Os maiores riscos envolvidos são quanto   à má utilização, ao desenvolvimento de doenças respiratórias causadas pelo fumo e acidentes ocasionados pelo uso de materiais inapropriados para a queima. 

1. Não utilize líquidos inflamáveis no fogo

Líquidos inflamáveis podem causar explosões, danificar o equipamento e colocar o ambiente e a sua vida em risco, por isso devem ser evitados.

2. Use telas de proteção

As telas de proteção são muito importantes, pois evitam que fagulhas saiam da lareira e iniciem focos de incêndio no ambiente.

3. Permita a passagem de ar

É preciso manter a circulação do ar para que, assim, haja a oxigenação no ambiente.

4. Limpe a lareira no dia seguinte

Para evitar acidentes e queimaduras, é essencial esperar o material queimado resfriar. Realizar a limpeza no dia seguinte reduz esses riscos.

Quanto às lareiras a gás e ecológicas, os riscos, geralmente, estão relacionados à falta de ventilação ambiente. Por esse motivo, é essencial manter a circulação do ar no local enquanto a lareira estiver em funcionamento.

Recomendações gerais

É importante destacar que deixar a lareira acesa sem supervisão é altamente contraindicado, principalmente pelos riscos das brasas saltarem e provocarem um incêndio no ambiente.

É válido notar também que não há um tempo máximo considerado seguro para utilização da lareira. Entretanto, como dito no artigo, o indicado é sempre manter a circulação de ar e a supervisão enquanto a lareira estiver acesa.

Em hotéis e casas alugadas que contenham lareira, as etapas para garantir a segurança devem ser seguidas com muita atenção e cuidado.

Se você estiver em uma casa com lareira é importante observar na chaminé se há algo que impeça a saída da fumaça pois, com um tempo sem utilização, a passagem pode ser obstruída até mesmo por aves (que podem fazer ninhos).

Agora que você já sabe como manter a segurança com as lareiras, é só escolher o vinho, o queijo e um bom filminho e curtir o quentinho!

Deixe seu Comentário

Leia Também

AdGeek

+ Ver mais

Que o R2 D2 esteja com você!

por Nicole Fanti Siniscalchi

AdInsights

+ Ver mais

A Gillette sabe o que faz. Já Neymar…

por Adinsight por Leonardo Araújo

Especial TV Aberta

+ Ver mais

Como a TV conversa com o Youtube?

por Gabriel Grunewald