Skip to main content

A educação a distância cresce vertiginosamente no Brasil. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) mostra que, caso a tendência de crescimento nas matrículas no ensino superior continue a mesma, em 2023 o número de alunos por meio da educação a distância (EAD) nas universidades particulares será maior do que os que se matriculam em cursos presenciais.

A oferta de cursos online é tão grande que fica difícil escolher um curso de qualidade. Ao contrário do que acontece com os cursos presenciais, contemplados por rankings universitários já bastante conhecidos, não havia, até hoje, um ranking voltado especificamente para o ensino a distância. Foi para preencher essa lacuna que o Canvas idealizou o EAD Ranking, primeiro ranking de educação a distância do Brasil.

Feito com o apoio da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), da Rede Brasileira de Pesquisa em Rankings, Índices e Tabelas, Classificatórias na Educação Superior (Rede Rankintacs) e do Grupo Gestão RH, o projeto tem como objetivo premiar cursos que estão se destacando e incentivando as melhores práticas na educação a distância.

Independente e com uma metodologia transparente, semelhante aos rankings universitários tradicionais, o EAD Ranking inclui mais de 200 cursos, em diversos níveis e áreas de interesse. O curso de maior pontuação no Brasil foi um pós-graduado em Gestão Pública com ênfase em Auditoria e Controle na FECAP de São Paulo, seguido pelo curso de Assistente Administrativo, do Senai RJ e a Pós Graduação em Produção de Grãos, pela Rehagro, de Minas Gerais.

Curso Instituição UF
1 Pós Graduação em Gestão Pública, ênfase em Auditoria e Controladoria Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado SP
2 Assistente Administrativo Senai RJ
3 Pós Graduação em Produção de Grãos Rehagro MG
4 Letras Português UNINASSAU PE
5 Gerenciamento de Projetos PUC Minas Virtual MG
6 Licenciatura em Letras Português UNINASSAU PE
7 Letras Inglês UNIVERITAS RJ
8 Gestão de Pessoas PUC Minas Virtual MG
9 Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Faculdade Católica Paulista SP
10 Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais Universidade São Francisco SP

“No top 20, não há um tipo específico de curso que seja favorecido”, diz Gabriela Pereira, diretora regional do Canvas. “Temos cursos de administração de empresas, letras, ciências agrícolas, ciência aeronáutica e coaching de desenvolvimento profissional. Há também vários cursos de pedagogia, mostrando o papel que o ensino a distância desempenha na formação de educadores, uma das maiores prioridades do Brasil. ”

Para conferir os resultados do EAD Ranking, acesse o site.

Leave a Reply