Uma edição em branco do jornal libanês An-Nahar ganhou o Grand Prix em Print and Publishing no Cannes Lions Festival of Creativity na noite de segunda-feira, (17).

Na campanha, criada pela Impact BBDO de Dubai, o jornal publicou uma edição completamente em branco, que seria uma resposta ao impasse político que deixou o país sem um governo em funcionamento por vários meses.

Após o lançamento da edição em branco, o editor-chefe do jornal incentivou os cidadãos a usá-lo para escrever suas próprias manchetes e enviar mensagens aos políticos, através das mídias sociais. Confira abaixo na íntegra:

Em última análise, “The Blank Edition” tornou-se a edição mais vendida do jornal, ganhou cobertura global em 100 publicações, incluindo o The New York Times, o The Washington Post e a BBC e alcançou 5 milhões de dólares em mídia.

“Para nós, foi a demonstração perfeita de que a criatividade da impressão pode fazer muito pela própria mídia impressa, pelo jornalismo impresso”, explicou o presidente do Júri de impressão e publicação Olivier Altmann, co-fundador, CEO e CCO da Altmann & Pacreau, França. “Achamos que foi realmente ousado premiar um Grand Prix com um pedaço de papel branco que as pessoas pudessem preencher. É quase uma ferramenta interativa para a vida real”.

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