Skip to main content

Nem dá para acreditar que já se passaram 25 anos desde que perdemos um dos maiores ídolos brasileiros. Para fazer um tributo em sua homenagem, a Heineken, preparou um festival de tirar o fôlego em parceria com a família Senna e com o apoio da Fórmula 1. Juntos criaram pela primeira vez no Brasil e no mundo o ‘Heineken F1 Festival – Senna Tribute’.

Após dois anos de conversa entre a Heineken e a Família Senna, finalmente o evento saiu do papel e ganha data de estreia. O ‘Heineken F1 Festival – Senna Tribute’ acontecerá em São Paulo, no Obelisco do Ibirapuera, no dia 9 de novembro (sábado), das 12h às 18h, será gratuito e aberto ao público.

É por esse exato motivo que ele bate direto no coração. “Normalmente a gente faz no autódromo, durante o GP do Brasil. Isso tem a limitação de quem pode pagar o ingresso. Agora estamos conseguindo ser democráticos. A Heineken está trazendo essa possibilidade de qualquer brasileiro possa estar lá prestando homenagem, junto com a gente fazendo essa celebração dos 25 anos do Senna.” afirma, Bianca Senna, que é sobrinha do piloto e diretora de branding do Instituto Ayrton Senna.

Afinal o Senna foi uma pessoa que mexeu com todo o povo brasileiro, e que melhor formar de honrar a ele do que homenageá-lo no meio de todos os que o amaram.

“Para nós é uma honra fechar uma parceria com a família Senna e ter a possibilidade de prestar essa homenagem a um dos maiores ídolos de todos os tempos, que é Ayrton Senna. Sua contribuição para o esporte que patrocinamos é inegável. Mas, acima de tudo, como brasileiros, para nós ele sempre foi muito mais que um piloto e é impressionante o quanto ele continua a inspirar os brasileiros ainda hoje. O objetivo do ‘Heineken F1 Festival — Senna Tribute’ é levar para perto do público toda a emoção que o Ayrton Senna nos fazia sentir, exaltando seu legado e inspirando as novas gerações que nunca o viram competir”, comenta Guilherme Retz, gerente da marca Heineken. E para fazer em grande estilo, a Heineken preparou um evento de enfartar todos os fãs de Fórmula 1, inclusive eu.

Já quer saber o que vai acontecer no evento? Então se prepare! Com os roncos dos motores e lá vem a luz vermelha:

Uma pista será construída em frente ao obelisco do Ibirapuera e próxima a Praça Ayrton Senna do Brasil, criada em 2017, com telões para o público apreciar a apresentação na pista. Um lounge e um espaço onde se encontrará em exposição diversas peças usadas pelo o piloto durante seus anos de corrida.

O que se deve esperar com uma pista criada em homenagem ao Senna? Carros dele. “Pela primeira vez, os carros de corrida vão estar na rua para quem quiser ver”, comenta Vanessa Brandão, diretora de marketing. Para inspirar as novas gerações e colocar todas as demais para chorar.

Começando com nada menos que a Mercedes 190E. Utilizada em 12 de maio de 1984 na Copa dos Campeões Mercedes-Benz em Nürburgring, quando Emerson Fittipaldi não compareceu por conta das 500 Milhas de Indianápolis. Senna foi escolhido para substituí-lo e naquela época ele pela primeira vez despontou entre os grandes campeões mundiais de Fórmula 1 como James Hunt, Niki Lauda, Sir Stirling Moss, Keke Rosberg, Carlos Reutemann, John Watson, Jack Brabham e Alain Prost (famoso futuro-rival de Senna). Senna começou a escrever seu nome na história do automobilismo mundial sendo o vencedor da corrida.

O evento contará também com a presença de outras máquinas eternamente icônicas que fizeram parte da história de Ayrton Senna como: Toleman modelo TG184, usado pelo piloto brasileiro em sua estreia na F1, em 1984, e a famosa Lotus preta modelo 97T, carro que lhe deu a primeira vitória na categoria, em Estoril, Portugal, no dia 21 de abril de 1985, mesmo sendo o carro mais bonito, não era o mais competitivo. Senna fez sua estreia na Lotus no GP do Brasil, mas por causa de uma falha elétrica teve que abandonar.

Para aumentar ainda mais a emoção, as equipes Mercedes AMG Petronas Motorsport e Renault F1 Team também trarão seus carros de F1 de 2018 para se apresentar aqui em São Paulo. Agora você deve estar se perguntando, quem que vai dirigir todos esses carros?

Lendas das corridas virão para prestar sua homenagem dirigindo essas máquinas, o bicampeão mundial da Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, o mexicano Esteban Gutierrez, Felipe Massa e Caio Collet. Esses incríveis corredores mostrarão no festival o que sabem fazer de melhor.

“Tenho certeza de que será um dia inesquecível para os fãs de Ayrton. A oportunidade de ver de perto carros históricos, que fizeram parte de alguns dos melhores momentos dele na F1, será incrível. E ter a chance de ver um evento com tantas atrações acontecendo no coração de São Paulo, no Ibirapuera, será ainda mais marcante, coroando um 2019 repleto de belas homenagens para lembrar os 25 anos de legado”, diz Bianca Senna.

Segundo o Guili Alves de Lima, presidente da agência Red Door Agency, o maior desafio desse evento foi em apenas 6 horas mostrar tudo o que o Senna deixou pra nós, tudo o que ele representou e que cada detalhe remeta a história e o legado de Ayrton Senna. Nesse evento, os fãs da velocidade poderão mergulhar no mundo da Fórmula 1. Ele será narrado ao vivo todo o tempo em vários telões espalhados pelo espaço da pista, além das apresentações dos carros, contará ainda com outras amostras de paixões de Senna como:

– Uma exibição de diferentes modelos, tamanhos e estilos de bicicletas contando também com uma apresentação freestyle (BMX). Isso para mostrar o amor de Senna pelo pedal, afinal ele sempre fez questão de dar uma volta de bicicleta antes das provas para sentir como estavam as pistas.

– Um show de performances e manobras de drifting racing da equipe Drift Meet Team, para incentivar o público a imergir no mundo do drift, técnica de direção para fazer o carro literalmente deslizar de lado, com velocidade e em diferentes ângulos, como o Ayrton sempre foi muito habilidoso nas pistas mostrando muita técnica em suas ultrapassagens.

– Tuka Rocha, Olin Galli, Beto Monteiro, entre outros, irão acelerar e homenagear Senna mostrando suas habilidades no kart. Ayrton Senna foi tricampeão brasileiro, bicampeão sul-americano e duas vezes vice-campeão de kart.

– Duas Ducattis dominarão a pista, para mostrar o espírito empreendedor do Senna. A Família Senna trouxe a Duccati Panigale 1199 S Senna, modelo exclusivo feito para o Brasil.

   

“Haja coração!!” Todo esse evento incrível servirá como aquecimento para o Grande Prêmio Heineken do Brasil 2019.

De acordo com Sean Bratches, diretor administrativo de operações comerciais da Fórmula 1: “Ayrton Senna é uma verdadeira lenda do nosso esporte e seu legado é imenso e inspirador. É uma honra levar a Fórmula 1 às ruas de São Paulo, em parceria com a Heineken, para comemorar sua vida e importância para o povo brasileiro. Celebraremos sua vida dando aos fãs a chance de se familiarizarem com os carros atuais e históricos, que lhes darão a experiência única de velocidade, som e emoção que a F1 proporciona. O Brasil é um lugar especial para a família F1 e estamos muito animados por trazer este evento para São Paulo uma semana antes do Grande Prêmio de Interlagos. A Fórmula 1 também tem o prazer de anunciar que Felipe Massa e Emerson Fittipaldi, heróis brasileiros da F1, se juntarão a nós para dirigir os carros históricos de Senna”.

Você achou que foi só isso? A Heineken fez mais de uma ação em parceria com a família Senna em 2019, afinal 25 anos não pode passar em branco. A primeira foi o simulador em Maio, a segunda está ocorrendo entre setembro e novembro, onde cada post publicado até o dia 17 de novembro nas redes sociais (Instagram, Twitter e Facebook) com a hashtag #ObrigadoSenna, R$ 5,00 serão destinados ao Instituto Ayrton Senna, que contribui ativamente com o desenvolvimento da educação pública brasileira, e finalizará com esse evento de colocar o Senna de volta nos braços do povo.

A Heineken fez uma homenagem merecida para um verdadeiro ícone, ou melhor um herói nacional, afinal, era e ainda é “Ayyyyyyyyrton Senna do Brasil!”

 

Mais informações do evento:

Serviço Heineken F1 Festival – Senna Tribute São Paulo

Local: Obelisco do Parque do Ibirapuera

Dias: 09 de novembro, sábado, a partir das 12h

Entrada: Gratuita

Acompanhe o Heineken F1 Festival – Senna Tribute pelas redes sociais da Heineken: Instagram, Facebook e Twitter.

Mais informações serão disponibilizadas em breve na página oficial do evento no Facebook.

 

(Fotografo desconhecido 91P_1341 – Norio Koike)

Leave a Reply