Podcasts, podcasts, podcasts. Estamos respirando podcasts há um bom tempo, mas no Spotify for Podcasters Summit, evento que aconteceu em São Paulo nos dias 1 e 2 de novembro, mergulhamos ainda mais nesse universo. Foram dois dias inteiros debatendo, conversando, educando e apresentando soluções e ferramentas sobre podcasts. Mais de 50 mesas de conversas, entre painéis, palestras e workshops com os maiores especialistas do mercado. E o melhor de tudo… Esse evento também foi transformado em podcast. Você pode ouvir as palestras do Summit neste link do Spotify, a casa do podcast.  

O evento provou que o Brasil é realmente o país do podcast. A Cinemateca Brasileira recebeu cerca de 1 mil pessoas no primeiro evento 100% focado em podcast do Spotify em todo mundo. Não é à toa que o Brasil é o segundo mais que mais consome podcasts no planeta, de acordo com pesquisa Podcast Stats Soundbites. Desde janeiro de 2018, o consumo de podcasts no Spotify cresce mensalmente em média 21%, levando a audiência global de podcasts do Spotify a crescer mais de 39% do segundo trimestre para o terceiro deste ano. São dados que mostram que, definitivamente (e agora é verdade mesmo), é o ano do podcast no Brasil. 

“Ficamos muito satisfeitos e felizes com os conteúdos, palestras e workshops apresentados durante o Summit. A interação e contato com o público foi algo muito especial não só para a companhia, mas para mim pessoalmente. Recebemos feedbacks importantes e positivos, o que mostra que estamos no caminho certo para nos tornarmos a maior plataforma de áudio do mundo. Antes do evento, 40% dos usuários de internet no Brasil já haviam escutado podcasts pelo menos uma vez, de acordo com pesquisa do Ibope. Temos certeza que após o Summit esse número irá aumentar cada dia mais”, diz Javier Piñol, Diretor do Spotify Studios na América Latina.

O Spotify for Podcasters Summit trouxe painéis, palestras e workshops com grandes nomes do mercado para mostrar a riqueza da produção, criação e monetização de podcasts, entre outros temas. Líder absoluto no consumo de podcasts no país, de acordo com pesquisa da VoxNet, o Spotify, plataforma de streaming de áudio mais popular do mundo, deu a oportunidade a podcasters, criadores de conteúdo e o público em geral de trocarem experiências e se inspirarem com insights e informações sobre o atual cenário de podcast, que cresce a cada dia no Brasil e no mundo.

Ouça as palestras do Spotify for Podcasters Summit:

Evolução da monetização no podcast Brasileiro – com Guga Mafra (Gugacast), Alexandre Ottoni (Nerdcast), Camila Fremder (É Nóia Minha?) e Renata Lodi (Head de Soluções Criativas do Spotify na América Latina)

 

Influencers invadindo o podcast – com Thais Farage (Projeto Piloto), Giovanna Ferrarezzi (Namastreta) e Maíra Medeiros (Filhos da Grávida de Taubaté)

Como a Gimlet virou uma das maiores produtoras de podcast do mundo – com Julia Kaplan (Líder de Desenvolvimento de Negócios do Spotify, Gimlet)

Podcast como oportunidade para ampliar sua audiência – com Eduardo Camargo (Filhos da Grávida de Taubaté), Tiago Nigro (Primocast), Cauê Moura (POUCAS) e Foquinha (Donos da Razão)

A arte de se produzir um podcast diário de notícias – com Magê Flores (Café da Manhã), Emanuel Bonfim (Estadão Notícias), José Orenstein (Durma com Essa), Roberta Nina (Oêa Copa do Mundo Feminina/Dibradoras) e Renata Lo Prete (Globo / O Assunto)

A aposta no podcast – com Mia Nygren (Diretora-Geral do Spotify na América Latina)

Coming Soon on Spotify – com Javier Piñol (Diretor do Spotify Studios na América Latina)

Pra fazer comédia basta ser engraçado? – com Carol Tchulim (Imagina Juntas), André Brandt (Donos da Razão) e Leila Germano (Hoje Tem

A arte do pitching – vendendo o seu projeto – com Camila Justo (Produtora de Criações do Spotify na América Latina), Daniel Oksenberg (AlmapBBDO), Denis Onishi (FIAT) e Ju Wallauer (B9)

Música & Podcasts – com Roberta Pate (Diretora de Relacionamento com Artistas e Gravadoras do Spotify na América Latina), Fabio Silveira (Creator), Maria Clara Guimarães (Sony Music) e Sorocaba (Fernando & Sorocaba)
 

Interpretando dados para conhecer seu público – com Gabriel Almeida (Especialista em Dados do Spotify, Marketing), Thiago Barbosa (CBN), Camila Marques (Folha de S. Paulo) e Eliseu Barreira (TV Globo)

Panorama mundial sobre a monetização atual e futura – com Jessica Park (Diretora Global de Marketing de Negócios), Maureen Traynor (Head de Operações de Negócios do Spotify), Juan Gonzalez (Head Regional de Vendas do Spotify) e Dave Altarescu (Head de Mercados Globais do Spotify, Anchor)
 

Os podcasts ao redor do mundo e o que podemos aplicar no Brasil – com Alastair Ferrans (Líder de Gerenciamento de Projetos do Spotify), Lauren Jarvis (Head de Parcerias de Conteúdo para América do Norte do Spotify), Jenny Hermansson (Diretora-Geral do Spotify nos países nórdicos) e Javier Piñol (Diretor do Spotify Studios na América Latina)
 

O processo de produção da Parcast – com Julian Boireau (Pesquisador Sênior do Spotify, Parcast)

Podcast como voz das minorias – com Camila Ferraz (Pretas na Rede), Carine Nascimento (Ideias Negras), Caco Baptista (POC de Cultura), Dimitra Vulcana (HQ da Vida) e Milton Junior (Quebradev)

 

Estrutura profissional no podcast – com Leo Lopes (Rádiofobia), Guilherme Alpendre (Radio Novelo), Samir Duarte (Um Milkshake Chamado Wanda) e Marcela Ceribelli (Bom dia, Obvius)

Além da capinha – criando a identidade do seu podcast – com Vanessa Queiroz (Colletivo), Jhonny Brito (B9), Ranan Sukevicius (Café da Manhã) e Luiza Braga (Lado Black)

A arte do roteiro para engajar audiência desde o primeiro episódio – com Tati Bernardi, Alê Garcia (Negro da Semana), André Brandt (Donos da Razão) e Chico Felitti

O caso The Clearing – sucesso do formato True Crime – com Ivan Mizanzuk (Projeto Humanos) e Josh Dean (Gimlet)

Se reinventando no podcast – com Deive Pazos e Alexandre Ottoni (Nerdcast), Cris Bartis (Mamilos), Marina Santa Helena (Um Milkshake Chamado Wanda) e Didi Braguinha (Matando Robôs Gigantes)

A voz como ferramenta – técnicas vocais – com Mabel Cézar (Sociedade Brasileira de Dublagem, Luisa Catoira (Fonoaudióloga)

Vamos falar sobre saúde mental? – com Amanda Ramalho (Esquizofrenóias), Daniel Barros (Humanamente, BandNews), Regina Giannetti (Autoconsciente), Bárbara dos Anjos (Estamos Bem?) e André Buric (Reprograme Seu Cérebro Cast)

Podcast como porta de entrada das mulheres em áreas técnicas – com Amanda Luder (Café da Manhã), Evelin Argenta (Rádio Novelo), Gabriela Mayer (BandNews) e Gabriela Santos (Pretas na Rede)

Edição como parte do storytelling – com Vitor Parolin (Café da Manhã, Folha de S.Paulo), Caio Corraini (Maremoto), Bia Guimarães (37 graus) e Thomé Granemann (Café da Manhã, Folha de S. Paulo)

Gravação do Crossover com os Maiores Podcasters do Brasil – com Deive Pazos e Alexandre Ottoni (Nerdcast), Mauricio Cid (Não Ouvo), Ju Wallauer e Cris Bartis (Mamilos), Edu, Fih e Maíra Medeiros (Filhos da Grávida de Taubaté), Rodrigo Vizeu e Magê Flores (Café da Manhã)

Massificar ou se especializar em algum assunto? – com Fred Fagundes (Não Ouvo), Iran Morato (Mundo Freak Confidencial), Ken Fujioka (Naruhodo), e Mituo (umdois Testando)

Os desafios das produtoras de podcast – com Carlos Merigo (B9),William Cotô (Agência de Podcast) e Guz Lanzetta (Half Deaf)

 

(Crédito: Divulgação Spotify / Luciana Aith – @luaith). 

Deixe seu Comentário

Leia Também

AdInsights

+ Ver mais

A Gillette sabe o que faz. Já Neymar…

por Adinsight por Leonardo Araújo

Especial TV Aberta

+ Ver mais

Como a TV conversa com o Youtube?

por Gabriel Grunewald