O videoclipe de Childish Gambino “This is America” foi um dos dois vencedores do Grand Prix na categoria Entertainment for Music em Cannes, ao lado de “Bluesman”, um curta do rapper brasileiro Baco Exo do Blues.

A presidente do júri, Paulette Long, uma consultora musical sediada no Reino Unido, disse que os dois vencedores exploraram questões de diversidade, racismo e violência, mas de maneiras muito diferentes. Ela descreveu “This is America”, em que o ator Donald Glover como seu alter-ego Childish Gambino usa danças e imagens gráficas de tiros para chamar a atenção para o racismo e a violência nos EUA, como um “fenômeno cultural”.

“De vez em quando um vídeo sai e aponta um dedo e nos faz admitir que precisamos fazer algo diferente. Quando vi pela primeira vez, fiquei chocada, fiquei atordoada e achei brilhante” afirma a jurada.

O júri inclinou-se fortemente para projetos musicais voltados para objetivos e valores. Entre os 14 Leões premiados, 65% foram trabalhos que destacaram questões e valores direcionados “para o povo”, disse Long. Outras questões abordadas pelo trabalho vencedor incluíram violência doméstica, intimidação e ajuda a pessoas com deficiências.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AdInsights

+ Ver mais

A Gillette sabe o que faz. Já Neymar…

por Adinsight por Leonardo Araújo

Especial TV Aberta

+ Ver mais

Como a TV conversa com o Youtube?

por Gabriel Grunewald