Skip to main content

Você saberia dizer o que é Mandaçaia? Ou Jataí? Uruçu ou Tiúba, então, nem pensar? Uma dica: elas são responsáveis pelo novo rótulo da Cervejaria Colorado. Calma, elas não entram no processo de fabricação cervejeiro, afinal, são abelhas. Mas é delas que vem o mel para a nova cerveja da linha “Brasil com S”, a 07, que tem esse alimento como principal ingrediente. É como diz a marca de Ribeirão Preto: desiberne para novos gostos e sabores.

Inspirado pela mais famosa cerveja do portfólio de Colorado, a Appia, esse novo rótulo chega para mostrar a importância das abelhas nativas para a biodiversidade do Brasil e do mundo. Novamente, o mel é o principal ingrediente, só que agora esse produto vem das raras abelhas brasileiras das espécies Mandaçaia, Jataí, Uruçu e Tiúba. Serão quatro opções diferentes, mas todas com as mesmas características: aroma frutado e mais complexo, provocando leve aquecimento no paladar por conta do teor alcoólico mais elevado, balanceado pelo dulçor.

A 07 tem 8% de teor alcoólico e 17,5 IBU. Agora, é só escolher o meu de sua preferência e provar. Ou até mesmo, experimentar as quatro possibilidades.

Sempre valorizando a biodiversidade do Brasil, Colorado tem incorporado novos ingredientes do país a cada receita. Se o mel não é novo, o vindo de uma abelha nativa brasileira, com certeza, é! Assim, a marca convida os consumidores a desibernarem para tudo o que uma cerveja pode ser, e não apenas água, malte, lúpulo e levedura.

Somado a isso, existe toda a preocupação com o meio ambiente. Poucos imaginam, mas além de produzir o mel, as abelhas são muito importantes para equilibrar o ecossistema do planeta, com a polinização de diversas plantas. Por isso, a cervejaria de Ribeirão Preto resolveu agir.

Para chamar a atenção dos consumidores, a marca vai montar neste mês de setembro dois Meliponários urbanos em São Paulo e dois em Ribeirão Preto, com a capacidade para 50 mil abelhas cada. Colocados em locais movimentados das cidades eles vão servir para educar a população sobre a importância desses insetos e sobre como é possível conviver com eles.

“Pela primeira vez, temos uma cerveja com quatro opções diferentes por conta de um ingrediente. A criação desse rótulo é mais um passo no nosso alerta em relação à extinção das abelhas. Todas as espécies estão ameaçadas, principalmente as nativas. Com essa iniciativa, queremos incentivar a criação delas e o aumento de sua população no país. E o mais importante de tudo: a qualidade do mel é a mesma”, afirmou Guilherme Poyares, gerente de marketing de Colorado.

Com edição limitada, o novo rótulo será vendido em chope, nos Bares do Urso e na Toca do Urso, e em garrafa, no site do Empório da Cerveja, no Bar do Urso e na Toca do Urso.

Desenvolvida neste ano, a “Brasil com S” apresenta uma nova cerveja a cada mês. Até o momento, já foram lançadas uma American Pale Ale com garapa, uma New England IPA com maracujá, uma Belgian Saison com Mate e Limão, e uma Summer Ale com goiaba, uma English IPA com paçoca e uma Robust Porter com coco.

 

Informações sobre a cerveja:

Linha Brasil com S

Edição 07

Estilo: Honey Beer

Teor alcoólico: 8%

IBU: 17,5

Leave a Reply