Skip to main content

Samsung inovará a partir deste ano, com a sua expansão da linha Odyssey de laptops, PCs e dispositivos VR, incluirá também monitores gamers. Isso estabelecerá a Odyssey como a linha de produtos oficial da Samsung no que se refere a equipamentos para gamers. Os visitantes do estande da Samsung na CES 2020 puderam ver em primeira mão, como a empresa aplicou os conceitos de design futurista pelos quais a linha é conhecida — e os gamers adoram — para criar os Odyssey G7 e G9. Tanto o G7 (27 polegadas) quanto o G9 (49 polegadas) vêm com especificações de topo, incluindo telas ultra-amplas de curvatura 1000R, tempo de resposta rápido de 1 ms, taxa de atualização de 240 Hz para FPS (jogos de tiro em primeira pessoa), compatibilidade com G-Sync e muito mais.

De acordo com um dos designers do Odyssey G9, Juwon Cho, explicou a abordagem da equipe. “Nossa pesquisa de mercado mostrou que os monitores gamers da Samsung recebem consistentemente boas avaliações”, disse Cho. “No entanto, recebemos comentários de que alguns consumidores gostariam de ver elementos específicos de certos gêneros de jogo incorporados aos designs de monitores gamers. A fim de traçar o melhor caminho para aprimorar nossas ofertas, examinamos primeiro alguns dos games e dispositivos preferidos dos gamers.”

Quando a pesquisa mostrou que muitos gamers preferem conceitos futuristas, a equipe adotou esse termo como um princípio-chave do design. Cho ainda destacou sobre o monitor. “É claro que jogar em um monitor curvo de 49 polegadas com uma proporção de 32:9 evoca a mesma sensação imersiva, e isso, por si só, já seria ótimo para muitos gamers. No entanto, queríamos criar monitores gamers que oferecessem mais. Ou seja, queríamos que eles fossem monitores que os usuários ficariam orgulhosos de mostrar aos amigos.”  Veja um pouco do monitor G7:

Além de falar sobre o processo de refinar o design dos modelos Odyssey G7 e G9, os designers revelaram como utilizariam os monitores para aprimorar suas próprias experiências de jogo.“Muitas vezes, quando jogo, faço isso em um ambiente escuro, para que eu possa mergulhar no jogo e me concentrar melhor”, disse Ki-hong Kim.  Levando em consideração que a maioria dos gamers também curte este tipo de ambiente, o G7 foi projetado com iluminação nas partes frontal e traseira, tornando a experiência de jogo muito mais imersiva.  Veja algumas imagens do monitor G9 a seguir:

Cho ainda acrescenta que o design de amplificação de imersão do Odyssey G9 tem o poder de transformar a maneira como os usuários jogam seus games favoritos. “A curvatura 1000R do G9 permite preencher todo o campo de visão do usuário”, disse Cho. “Quando você joga games que suportam a proporção de tela de 32:9 do monitor, especialmente os de FPS, simulador de voo e jogos de corrida, o nível de imersão é tal que você sente como se estivesse dentro do próprio jogo.” Ao final da apresentação a Samsung reforçou o seu objetivo, dizendo que está evoluindo rápido, e projetando produtos que ja são tendência, em vez de produtos simplesmente diferente dos que ja existem.

1 De acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado IDC (2019)

Leave a Reply