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A alguns dias de encerrar 2019 e entrar no recesso de Natal e Réveillon, é hora de começar a olhar para 2020 e ver o que ele promete em novidades e tendências na área da publicidade.

O que o setor indica na área de fidelização dos consumidores? Qual as mudanças que as empresas terão que fazer no marketing digital? Os gigantes da tecnologia continuarão a consolidar seu domínio da publicidade digital ou enfrentarão uma resistência?

Aqui estão os pensamentos de CEOs de empresas líderes e pioneiras para o próximo ano:

Adam Singolda, fundador e CEO da Taboola

No próximo ano, veremos as marcas repriorizando o que mais importa: crescimento lucrativo, não apenas crescimento por causa do crescimento. Historicamente, o crescimento significou gastar mais para aumentar a participação de mercado, na esperança de que o domínio do mercado acabe se traduzindo em poder de precificação e eventuais lucros. Mas esse modelo mudará. À medida que o custo de aquisição de usuários continuar a crescer, 2020 verá os profissionais de marketing colocarem uma ênfase maior na lealdade. Mary Meeker citou isso em seu último Relatório de Tendências da Internet, observando que os custos de aquisição de clientes podem estar “subindo para níveis insustentáveis”. Construir relacionamentos de longo prazo com os consumidores, aprender como as afinidades pelas coisas fluem e refluem e entregar melhorias constantes nas mensagens de marketing serão a chave para o sucesso comercial de 2020.

Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed no Brasil

A revolução online mudou tanto as coisas simples, como o que decidimos comer no café da manhã, quanto as decisões complicadas e que transformam nossas vidas, como a maneira que procuramos empregos e contratamos. Vivemos em uma era de transparência radical e temos acesso quase instantâneo a qualquer informação, essa é a chave da contratação para 2020. Os candidatos querem saber como é trabalhar em uma empresa, ter informações do ambiente interno; eles exigem transparência e insights da cultura empresarial antes mesmo de se candidatarem.

Toda uma disciplina da marca da empregadora está surgindo no RH e se fortalecerá nos próximos anos. As pessoas que trabalham nesta área procuram atrair e reter talentos, contando as histórias de suas empresas e usando uma variedade de métodos e soluções para comunicar constantemente como é trabalhar para elas.

Anand Venkatraman, vice-presidente de parcerias da Freshworks

2020 será o ano em que as empresas mudarão sua perspectiva de envolvimento do cliente.

Os clientes têm expectativas mais altas do que nunca com a explosão das plataformas de comunicação. Com inúmeras maneiras de se comunicar com as empresas, é necessário fornecer comunicação personalizada. Isso coloca desafios para as empresas. A Inteligência Artificial é o caminho a seguir para ajudar as empresas nessa escala, mas a IA no CRM não está cumprindo a promessa. O software precisa ser projetado de baixo para cima, para beneficiar os usuários finais do software comercial. A IA usada no CRM precisa passar do sistema tradicional baseado em classificação para um sistema mais dinâmico e acessível, baseado em recomendações, que faz com que os usuários de software comercial se envolvam melhor com seus clientes e os conquistem por toda a vida. O conceito de Design Democrático significa que você cria produtos e soluções confiáveis e acessíveis para a pessoa comum. No caso de software comercial, significa que o software foi projetado para capacitar o usuário final e não apenas os executivos de nível executivo. Isso resulta em um software simples de aprender, fácil de implantar e poderoso, que funciona bem para pequenas empresas e é dimensionado sem esforço para grandes empresas.

Andrew Davies, Vice-presidente de estratégia de mercado global, crime financeiro e gerenciamento de riscos da Fiserv

Em 2020, esperamos ver mais atividades criminosas direcionadas a áreas como financiamento comercial, valores mobiliários e seguros. As instituições financeiras estarão combatendo essa atividade de frente, ampliando a rede de monitoramento e investigações e compartilhando informações com agentes da lei, parceiros e até concorrentes em nome da prevenção de crimes financeiros, além de trazer a tona atividades frequentemente associadas ao suborno, corrupção e tráfico de pessoas.

Em particular, o uso de aprendizado de máquina, inteligência artificial e análise de dados transacionais em tempo real para descobrir possíveis atividades criminosas continuará a crescer substancialmente. Essas tecnologias podem consumir mais dados de mais fontes, mas são mais rápidas do que investigadores humanos, permitindo uma análise em menos tempo de uma base de evidências mais ampla e, finalmente, uma detecção mais precisa à medida que as instituições financeiras constroem uma rede de detecção e armadilhas melhor.

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