Quais as marcas brasileiras que não saem da cabeça dos consumidores? Essa resposta foi dada na noite desta terça-feira (29), durante a 29ª edição do Prêmio Folha Top of Mind, promovido pelo Datafolha e Folha de S.Paulo e considerado o maior e mais importante estudo de lembranças de marcas do América Latina em 64 segmentos. O sabão de lavar roupas Omo, da Unilever, conseguiu um resultado histórico que há 20 anos não era visto na premiação. Vale lembrar, que desde 2013, a categoria contemplava em média quatro vencedores. Omo foi a marca mais citada e faturou sozinha o título de “Top do Top”. O produto repete o feito de 1999, quando também venceu de forma isolada na categoria.

A Petrobras venceu pela quarta vez como a “Marca que representa o Brasil”. A empresa foi destaque entre os homens, entre os mais escolarizados e entre os que ganham mais de dez salários mínimos. Ypê e Natura dividiram a liderança, pelo segundo ano consecutivo, na categoria “Preservação do Meio Ambiente”. Já o prêmio “Inovação” foi para a Samsung. E empatadas na categoria “Confiança”, as vitoriosas foram Samsung e Omo (veja a relação completa das campeãs abaixo).

Para descobrir as marcas que estão na mente dos brasileiros, pesquisadores do Datafolha percorreram 197 municípios de todas as regiões do país. Ao todo, 6.618 brasileiros acima de 16 anos foram entrevistados entre os dias 30 de julho e 6 de agosto deste ano. As 64 categorias pesquisadas (número recorde) estão relacionadas às marcas dos setores de alimentação, finanças, saúde, transporte e comunicação.

O Prêmio Folha Top of Mind começou em 1991 com 12 categorias. A edição deste ano contou com cinco novas: Aparelho de Barbear, Batata Palha e Caneta. Entre as especiais foi incluída a categoria Confiança.

Circula na edição da Folha de S.Paulo desta quarta-feira (30), a revista impressa Folha Top of Mind com os resultados, as marcas vencedoras, os lugares onde o Datafolha esteve, artigos de empresários e entrevistas com representantes do meio publicitário. Além disso, especialistas analisam a performance das marcas vencedoras, o impacto das campanhas publicitárias e as previsões econômicas para os segmentos pesquisados.

Confira a relação completa das campeãs da 29ª edição do Prêmio Folha Top of Mind:

ESPECIAIS

Top do Top :Omo

Marca que representa o Brasil: Petrobras

Preservação do meio ambiente: Ypê e Natura

Inovação: Samsung

Confiança: Samsung e Omo

Performance: Samsung

Top Feminino: Risqué

Top Masculino: Pirelli

CATEGORIAS

Adoçante: Zero Cal

Aveia: Quaker

Batata palha: Elma Chips e Yoki

Cereal matinal: Kellogg’s, Nescau, Sucrilhos e Nestlé

Iogurte grego: Vigor e Danone

Leite: Ninho

Margarina: Qualy

Molho de tomate: Elefante

Pratos congelados: Sadia

Requeijão: Vigor

LIMPEZA

Detergente: Ypê

Limpador multiuso: Veja

CASA

Louças e metais sanitários: Deca

Tinta de parede: Suvinil

COMPRAS

Caneta: Bic

Loja de móveis e eletrodomésticos: Casas Bahia

Site de compras: Mercado Livre

Supermercado: Extra e Carrefour

COMUNICAÇÃO

Operadora de banda larga de internet: Vivo

Operadora de telefone celular: Vivo

Operadora de TV por assinatura: SKY

Smartphone & Tablet: Samsung

ELETROELETRÔNICO

Aparelho de TV: Samsung

Barbeador elétrico: Phillips e Gillette

Chuveiro elétrico: Lorenzetti

Ferro de passar: Black & Decker

Geladeira: Consul

Máquina de lavar: Brastemp

FINANÇAS

Aplicativo de banco: Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal

Banco: Banco do Brasil

Cartão de crédito: Visa

Plano de Saúde: Unimed

Poupança: Caixa Econômica Federal

Seguro: Porto Seguro e Bradesco

HIGIENE & BELEZA

Absorvente feminino: Sempre Livre

Aparelho de barbear: Gillette

Camisinha: Jontex

Esmalte de unha: Risqué

Hidratante: Monange

Pasta de dente: Colgate

Protetor solar: Sundown

MEDICAMENTOS

Medicamento genérico: Medley e Neo Química

TRANSPORTE

Aplicativo de transporte: Uber

Caminhão: Mercedes-Benz

Carro: Volkswagen e Fiat

Combustível: Petrobras

Moto: Honda

Óleo lubrificante: Lubrax e Shell

Pneu: Pirelli

TURISMO

Agência de viagem: CVC

Companhia Aérea: Gol

DESTAQUES REGIONAIS

Destaque Centro-Oeste: Piracanjuba

Destaque Nordeste: Primor

Destaque Sudeste: Casas Bahia

Destaque Sul: Elefante

Destaque Norte: Deline e Líder Supermercados

Deixe seu Comentário

Leia Também

AdInsights

+ Ver mais

A Gillette sabe o que faz. Já Neymar…

por Adinsight por Leonardo Araújo

Especial TV Aberta

+ Ver mais

Como a TV conversa com o Youtube?

por Gabriel Grunewald