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Negócios

Entrevista: Felipe Ribeiro, diretor de marketing e comunicação da Baw Waw, explica sobre o crescimento do mercado pets

By 23/10/2019agosto 1st, 2023No Comments

O Grupo Rações Reis é a empresa com o maior mix em produtos para pets do país, reunindo mais de 1.500 itens, tais como alimentos, snacks, roupas, acessórios, caminhas, brinquedos, beleza, higiene e limpeza. A empresa já aparece entre os cinco maiores players do Brasil. Entre 2017 e 2018, a Baw Waw registrou um crescimento de 22% em seu faturamento. Já entre 2018 e o primeiro semestre deste ano, a empresa aponta um aumento em 20% na média mensal.

Em 2018, o Brasil faturou R$ 20,3 bilhões entre saúde, cuidados gerais e comida. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Felipe Ribeiro, diretor de marketing e comunicação da Baw Waw, explica sobre o crescimento do mercado pets:

Comente sobre o crescimento da marca devido aos diferenciais da Baw Waw?

O Grupo Rações Reis, detentor da Baw Waw, já se encontra entre os cinco maiores players do Brasil, crescendo cerca de 20% ao ano. Isso se deve, principalmente, pelo forte crescimento da Baw Waw no território nacional. A marca se posiciona como a maior em sortimento de produtos pet no Brasil, capaz de fornecer exclusivamente todos os produtos da categoria pet no supermercadista, ou seja um empreendedor consegue montar um pet shop somente com a nossa linha de produtos.

Em 2018 conseguimos a Certificação ISO 9001, a qual garante que os nossos serviços e produtos estejam dentro de um rigoroso padrão internacional de qualidade. Comprovando assim, o nosso compromisso com a satisfação dos nossos clientes, o bem estar e a felicidade dos pets.

Outro diferencial da marca são os preços competitivos. Hoje, a Baw Waw é a marca de alimentos pet da categoria Premium que tem os preços mais competitivos no auto serviço com, no mínimo, 15% abaixo de seus maiores concorrentes. Além disso, também fazemos um trabalho agressivo de Vendas Promocionais, com amplo atendimento no canal de distribuição. O bom relacionamento com os lojistas é a chave para este crescimento.

 

O crescimento do mercado acontece devido a pessoas que adotam pets realmente como filhos, deixando em hotéis, comprando berços? Os produtos inusitados como uma cerveja para cachorro, também contribuem?

Sem dúvida. Hoje, vivemos uma tendência quanto a diminuição no tamanho das famílias. Este saldo positivo, em termos financeiros, como tempo e energia, acaba migrando para todo o segmento pet. Como resultado, mais pets dentro das casas usufruindo de alimentos de mais qualidade, acessórios, higiene, roupas, etc. Um amplo mix que demandando espaços de vendas cada vez maiores nas lojas e supermercados.

Além disso, a partir do momento em que as pessoas começam a enxergar os pets como um alternativa à construção de uma família tradicional, muda-se também o comportamento deste consumidor.

O mercado de alimentação natural para os pets, por exemplo, caminha junto com o de alimentação natural para nós humanos, justamente por essa tendência de adotarmos os pets como nossos filhos. Ou seja, a partir do momento em que nos preocupamos com a nossa saúde e começarmos a adquirir produtos mais saudáveis, por exemplo, também gostaríamos de oferecer este tipo de produto para nossos pets.

Porém, encontra-se alguns produtos que vão de contra mão à tendência naturalista, como é o caso das cervejas para cachorro. Apesar de representarem um consumo humano, ou seja, nessa nova era do comportamento de consumo desse segmento, a representatividade dessa categoria de produto ainda é muito baixa quando comparada às categorias mais tradicionais, como a de snacks para pets.

 

E a busca por produtos naturais é o que mais ajuda ao crescimento da Baw Waw?

Sim. Hoje, essa linha de produto dentro do segmento pet entrou em forte ascensão no Brasil, fazendo a Baw Waw acreditar fortemente nesse mercado, principalmente por ser capaz de produzir um produto de altíssima qualidade, com ótimo nível de recompra e

com um custo benefício muito superior aos principais players dentro do auto serviço. A soma desses três fatores fez com que a marca tenha sido muito bem aceita no canal de vendas que atua.

Esse leque produtos serão importantes em um maior faturamento em 2020?

Sim. Ainda estamos afinando nossas estimativas de vendas mas, com certeza, estes itens estarão em nossa lista de mais vendidos, ultrapassando pelo menos 15% de nosso faturamento em um curto período tempo. Sem contar que, para o ano de 2020, faremos o lançamento de novos produtos para essa linha. Em breve contaremos mais.

 

Qual a importância das mídias sociais nessa mudança de mercado?

As mídias sociais são um dos pilares neste fortalecimento e promoção de nossas marcas. Temos expectativas muito grande para os próximos 2 anos, e é claro, estamos testando e implementando diferentes ações.

Entendemos também que, não só as mídias sociais, mas a internet em geral, podem ajudar na conscientização das pessoas em relação aos produtos que podem contribuir com uma vida mais saudável e, consequentemente, mais longa aos pets.

 

E sobre os mais de 100 mil de inscritos no YouTube. É usada alguma curadoria para a criação de conteúdo, vocês procuram pesquisar o que os fãs mais pesquisam? Vocês também usam algum tipo de ferramenta?

No mês de outubro atingimos 100 mil inscritos em nosso canal do Youtube, tornando-nos a marca pet brasileira com o maior número de inscritos nessa rede social.

Hoje temos uma grande parceria com o Richard Rasmussen, biólogo e criador de conteúdo. Desde o início da nossa parceria, criamos séries de conteúdos que atingiram mais de 1 milhão de visualizações, como a série “profissões cachorro” e “guia de raças”.

A Virei Notícia, nossa agência de comunicação, também cria, roteiriza e desenvolve vídeos para o nosso canal.

A definição do conteúdo de cada um dos 6 vídeos mensais que publicamos seguem os inúmeros pedidos que os nossos fãs fazem em nossas redes sociais. No entanto, um olhar mais atento e minucioso, somados a uma boa dose de conhecimento desse mercado, nos proporcionam inúmeros insights para atingirmos uma maior assertividade em nossas estratégias de conteúdo.

Quais as estratégias de marketing usadas e o posicionamento da empresa?

De alimentos a acessórios, de caminhas a coleiras, de brinquedos a produtos de limpeza, a Baw Waw é a marca com o maior mix em produtos para pets do país, reunindo mais de 1.000 itens.

Boa parte de nossas ações e investimentos envolvem o marketing promocional, o qual atuamos com maestria dada a complexidade e dificuldade deste cenário. Estamos constantemente analisando e redefinindo nosso modelo de trabalho, o que implica em melhorias e estratégias cada vez mais em sintonia com nossos lojistas. Em outras palavras, um tratamento de profunda parceria.

Além disso, todos os anos fazemos nosso grande evento de lançamento de novos produtos na feira APAS SHOW em São Paulo.

 

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