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Das inúmeras transformações que o mercado de comunicação vem sofrendo na última década, o conteúdo se tornou um dos negócios mais promissores no novo cenário internacional. O crescimento de 30% do faturamento em 2018 da Fluent, empresa especialista em inteligência de conteúdo e brand publishing para marcas da Webedia, que ganhou marca própria em outubro passado, chamou atenção tanto do board da multinacional francesa no Brasil quanto na matriz, em Paris, para elaborar uma estratégia de expansão internacional da bandeira. A primeira decisão é a promoção de Luther Peczan a CEO da Fluent, que passa acumular também o cargo de vice-presidente do grupo no Brasil – que já ocupava -, com a missão de estudar as oportunidades para a expansão do modelo de operação da Fluent para outros mercados. Com a nova atribuição estratégica, o executivo deixa a sede do grupo no Rio de Janeiro e passar atuar em São Paulo. No Rio, o diretor de business intelligence da Fluent, Thiago Leme, assume a direção geral da sede carioca da Webedia.

Para a cúpula global da Webedia em Paris, a quem Luther passa a se reportar diretamente, uma atuação mais independente da Fluent é a melhor forma não apenas para manter as cifras de crescimento no Brasil, mas, também, para pavimentar o caminho para a internacionalização da marca, uma meta de médio a longo prazos. “Os trabalhos para L’Oréal, Ubisoft, Aché, P&G, Leroy Merlin e J&J certamente credenciam a Fluent para voos mais altos. Ter autonomia seguramente dará mais agilidade na gestão e atrairá novos investimentos sem perder de vista toda a integração com o resto do grupo”, afirma Luther Peczan.  

O executivo afirma que a receita da Fluent seguirá sendo uma combinação entre criatividade e inteligência de dados. Sob seu comando, agora com o cargo de CEO, 200 profissionais atendem um portfólio com 35 clientes e mais de 350 produções mensais de vídeo, a cargo da produtora Massiv. A maior proximidade de Paris dará a Fluent toda a visão estratégica global desse mercado, além das ferramentas já desenvolvidas para o mercado europeu. 

Os trabalhos desenvolvidos nos seis anos de atuação da Fluent – incluindo o período como divisão de brand publishing do grupo – ajudaram marcas a criar conteúdos que engajam seus consumidores nas plataformas digitais, sempre tendo a inteligência de dados como diretriz principal. Um dos primeiros grandes cases em termos de brand publishing é o site Beleza Extraordinária da L´Oréal, que, há cinco anos, produz conteúdo sobre cabelo e tem mais de 3 milhões de visitas mensais. Outro exemplo que deu excelente retorno, é o canal da Ubisoft, no YouTube, um dos poucos canais de marca a superar 1m milhão de inscritos. 

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