A área de inteligência de dados deverá movimentar US$ 22,8 bilhões até o ano que vem, segundo estudo do Grupo Gartner. E a utilização dos bancos de informações como ferramenta de expansão de mercado tem se tornado uma tendência entre as empresas. Algumas delas estão usando este caminho para encontrar os clientes com maior aderência aos seus serviços, o que pode otimizar o fechamento de negócios e o crescimento em mercados competitivos.

Este é o caso da ValeCard, empresa do segmento de meios de pagamento eletrônicos, que oferece soluções completas e integradas para gestão de frotas e benefícios e para a área financeira, responsável por um dos cases vencedores do prêmio Associação Brasileira de Marketing com Dados (Abemd). Desde 2018, a companhia possui dentro de sua área de Inteligência de Mercado um núcleo de prospecção de clientes realizando outbound, que utiliza dados por toda a sua equipe de analistas conectados full time com plataformas de Big datas para obter resultados mais eficientes.

Utilizando sua Inteligência dos Big Datas e o núcleo de prospecção, a Valecard desenvolveu um projeto de expansão de mercado em Campinas (SP). “Em universo de quase 151 mil empresas da cidade, por exemplo, conseguimos identificar as 4 mil empresas que possuem mais chances de contratar os nossos serviços prioritariamente e que mais nos interessa atuar”, diz Fabrícia Andrade Maurício, gerente de Inteligência de Mercado da ValeCard. Com isso, diminuímos nosso CAC, custo de aquisição de clientes. Para dar suporte na reunião das informações, a empresa utiliza a plataforma de Big Data Neoway. A plataforma disponibiliza mais de 100 opções de filtros, que você pode utilizar para criar novas informações. Durante o projeto, a empresa conseguiu aumentar em 53% as suas oportunidades de vendas na região de Campinas.

“Sempre buscamos negócios que terão melhor aderência aos nossos serviços e produtos, desta forma todos ganham e temos negócios saudáveis”, afirma a gerente. “Outro grande benefício é a possibilidade de segmentação, trazendo especificamente empresas dos segmentos que podem economizar muito utilizando nosso sistema de gestão, por exemplo.” Segundo a gerente, a economia dessas empresas pode chegar até 20 %.

Com a inteligência de dados, a ValeCard também consegue otimizar o tempo de seus executivos de vendas. Por meio dessas informações, a equipe de Inteligência de mercado – outbound roteiriza a agenda dos profissionais para que eles visitem no mesmo dia os clientes mais próximos.

“Eles também não precisam mais ficar ligando para vários clientes até fecharem uma visita. Nosso Departamento de Inteligência já faz esse filtro, e ele recebe no aplicativo o local que ele precisa ir”, diz.

Assim, os executivos precisam apenas estudar o cliente para oferecer os serviços de forma mais eficiente.

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