Amanhã, dia 19 de setembro de 2014, a DM9DDB faz 25 anos de vida. Uma das maiores agências do Brasil, a empresa foi responsável pela criação de grandes campanhas ao longo de sua existência, conseguindo colocar a publicidade no imaginário brasileiro e inseri-la na cultura popular em diversos momentos de sua história.

Relembrando um pouco do passado, vale voltar ao longínquo 19 de setembro de 1989, quando Nizan Guanaes e Guga Valente inauguraram a sede da empresa no Jardim Paulistano, Zona Sul de São Paulo. Com investimento de US$ 1 milhão para mudar a sede da agência de Salvador para São Paulo e 20 funcionários, a agência incorporou uma única conta ao seu portfólio, a do grupo têxtil Rosset. A DM9 continuou atendendo os outros clientes que figuravam em sua carteira, entre eles o cartão Econômico Sollo, a rede de materiais de construção Tend Tudo e o grupo J. Macedo (área de massas e biscoitos).

Alguns fatos históricos acompanham a caminhada da DM9. No dia 13 de junho de 1997, por exemplo, a empresa ganhou um sócio estrangeiro, a americana DDB, pertencente ao grupo de comunicações Omnicom. Foi quando a agência passou a se chamar DM9DDB.

Outro fato histórico ocorreu na manhã do dia 13 de março de 2002. Depois de ajudar a criar o IG, Nizan Guanaes retornou à DM9DDB, surpreendendo os funcionários. O publicitário baiano promoveu diversas mudanças naquele dia. Despediu alguns e chamou outros. O primeiro a aceitar o convite foi Sergio Valente. Ele voltou para ser o principal nome da criação da agência. Quem também ganhou força com a volta de Nizan foi Alcir Gomes Leite, vice-presidente de operações, e Paulo César Queiroz, vice-presidente de mídia. Além de continuarem em seus cargos, ambos tornaram-se sócios da agência. Neste mesmo ano, Guga Valente assumiu a presidência da DM9DDB.

Em 2009, eles foram agência do ano em Cannes. No dia 17 de janeiro de 2013, um novo capítulo da DM9 começou a ser escrito. Alcir Gomes Leite e Paulo Queiroz assumiram a presidência da agência.

O Adnews celebra os 25 anos de  história da DM9 com as 25 campanhas marcantes abaixo.

Confira:

25 – Pipoca na Panela – 1991

24 – O outdoor que míope lê – 1993

23 – O primeiro Grand Prix em Cannes – 1993

22 – O comercial que eternizou a voz de Paulo Goulart – 1993

21 – O gordinho da Honda – 1994

20 – Tomou? – 1996

19 – Lançando o site da Valisére com este Leão de Ouro em 1997

18 – A emocionante história de Carlinhos – 1997

17 – O Filtro Solar – 1999

16 – O goleiro e o Super Bonder – 2003

15 – Não está na hora de malhar? – 2004

14 – O segundo Grand Prix – 2005

13 – Filme genial para Tok & Stok que faturou diversos prêmios – 2009

12 – O eco da Amanco – 2009

11 – O case do Volta Ferrorama – 2011

10 – O like no cabide – 2012

9 – O centésimo Leão em Cannes – 2012

8 – Seguindo o novo para a Revista Follow – 2012

7 – O app que te ajuda a não ligar para a ex – 2012

6 – O Hot Pocket – 2013

5 – Anderson Silva na Seleção Brasileira – 2013

4 – O monitor que só você pode ver – 2013

3 – A sinfonia da vida – 2014

2 – Hello, My Name Means – 2014

1 – O ursinho que emociona – 2014

Por Leonardo Araujo

Deixe seu Comentário

Leia Também

AdInsights

+ Ver mais

A Gillette sabe o que faz. Já Neymar…

por Adinsight por Leonardo Araújo

Especial TV Aberta

+ Ver mais

Como a TV conversa com o Youtube?

por Gabriel Grunewald