Mais uma vez a BrandAnalytics, empresa da  Millward Brown Optimor, revelou o ranking das 50 marcas mais valiosas da América latina, ranking publicado pela WPP. De acordo com a lista BrandZTM Top 50, a marca mexicana de cervejas Corona aumentou seu valor de marca em 29% e atingiu o topo, com valor estimado em US$6.6 bilhões.  O Brasil tem o maior número de marcas entre as dez primeiras; 4 no total. São elas Skol, Petrobras, Bradesco e Itaú.

A Petrobras, gigante brasileira da área de energia que liderava o ranking em 2012 com o valor de US$10.6 bilhões, agora se coloca em quarto lugar com o valor de US$5.8 bilhões. A redução de 45% no valor da marca se deve a desvalorização das suas ações no mercado de capitais, segundo o estudo.

O BrandZTM Top 50 analisou marcas da Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Peru e México. Juntos, estes países representam cerca de US$4,75 trilhões em PIB, o equivalente a quarta maior economia do mundo depois do Japão. É o único ranking que considera a percepção dos atuais e potenciais compradores da marca, além dos dados financeiros para calcular o valor.

O valor total das marcas no Top 50 em 2013 chega a US$135.3 bilhões, similar ao valor de 2012 que era de US$135.7 bilhões. Entre os segmentos do ranking, o que mais cresceu foi o de consumo de massa, com 73%. Destaque para a categoria de cervejas, que teve aumento de 96% em seu valor e domina a lista das dez mais valiosas.

 A categoria com a maior queda em valor de marca no geral foi serviços (telecomunicações e empresas aéreas) com 31%, muito em consequência do declinio da indústria de telecomunicações em toda a região. Telcel (México) foi uma das marcas que mais contribuiu para esta queda, caindo 22% em valor.

O Brasil que tinha a maior participação em valor no ano passado, cai para a segunda posição com uma redução de 34% para 28%. Fatores incluindo a desvalorização da Petrobrás no mercado de capitais e a queda no valor da marca Bradesco (-18%) e Itaú (-39%) depois da estratégia do governo em estimular a economia com base na redução de taxas de juros impactou seus resultados financeiros.

Top 10 Marcas Latinoamericanas Mais Valiosas – 2013

Posição 2013

Categoria

Marca

Valor Marca 2013 ($M)

Mudança

Valor Marca

Mudança

Posição

País

1

Cerveja

Corona

6,620

29%

6

México

2

Telecomunicações

Telcel

6,577

-22%

0

México

3

Cerveja

Skol

6,520

39%

5

Brasil

4

Energia

Petrobrás

5,762

-45%

-3

Brasil

5

Varejo

Falabella

5,611

7%

1

Chile

6

Instituições Financeiras

Bradesco

5,492

-18%

-3

Brasil

7

Energia

Ecopetrol

5,137

21%

4

Colombia

8

Telecomunicações

Claro

4,454

3%

2

Latam

9

Instituições Financeiras

Itau

4,006

-39%

-5

Brasil

10

Cerveja

Aguila

3,903

N/A

Novo

Colombia

Redação Adnews

Deixe seu Comentário

Leia Também

AdInsights

+ Ver mais

A Gillette sabe o que faz. Já Neymar…

por Adinsight por Leonardo Araújo

Especial TV Aberta

+ Ver mais

Como a TV conversa com o Youtube?

por Gabriel Grunewald