Skip to main content

A nova série da BBC criada por Mark Gatiss e Steven Moffat (amado por seu trabalho em Doctor Who e Sherlock), estrelou Claes Bang como o vilão magnético da Transilvânia que traz uma nova e incomum visão do romance gótico de Bram Stoker.  Para marcar a chegada de Drácula nas telinhas, a equipe da BBC Creative teve a grande ideia de criar pôsteres para divulgar a série.

Foram montados dois outdoors em Londres e Birmingham que não retratam diretamente o conde Drácula em si, mas através de um jogo inteligente de sombras e formas, uma figura começa a surgir gradativamente com o entardecer.

Durante o dia, para os simples olhos humanos os outdoors mostram estacas enfiadas sendo manchadas por sangue escorrendo dos buracos, fazendo referência a forma com que os vampiros são mortos.  No entanto, à noite, uma luz ao lado acende e as pessoas que passam percebem que cada estaca foi colocada com a intenção que sua sombra ajude a recriar o rosto do vilão sedento de sangue da série de TV. Você se pergunta, por que ele só aparece de noite. Afinal, o monstro morto-vivo opera apenas sob o manto da escuridão, não é mesmo?

Para deixar tudo ainda mais interativo, embaixo do outdoor você pode ver uma caixa de está escrita: ‘quebre em caso de vampiros’. Dentro dela, contém uma estaca de madeira pontiaguda, pronta para matar um vampirinho que resolver ataca-lo durante a noite.

A obra Drácula continua arrecadando fãs nos dias de hoje e mesmo após ter sido criada em 1897. Os publicitários do Reino Unido capturaram a essência do vampirismo e o misturaram com a tecnologia moderna de anúncios externos para atrair espectadores para a nova série da BBC.

Porém este não é o primeiro e único anúncio inteligente voltado para o tema de vampiros que vimos nos últimos anos. Para promover a já falecida série Fox, The Passage, em 2019, a agência BETC / Havas São Paulo criou pôsteres que queimavam ao nascer do sol. Os anúncios auto-imolantes nas ruas de São Paulo usavam tinta inflamável, feita a partir de permanganato de potássio e ácido sulfúrico, para transformar seus retratos de personagens de vampiros em cinzas quando expostos à luz solar.

Leave a Reply