Bastou uma simples busca no Google por "objectification of women" ("objetificação da mulher", em tradução livre do inglês) para que a publicitária americana Madonna Badger tivesse conteúdo suficiente para a criação da campanha #WomenNotObjects.

A partir de alguns anúncios que surgiram nos resultados da busca, foi criado um vídeo que, com um texto poderoso e carregado de ironia, traz mulheres confrontando o modo como a imagem feminina é exposta nas propagandas. A crítica é finalizada com a seguinte mensagem: "Eu sou sua mãe, filha, irmã, colega de trabalho, gerente, CEO", uma forma de sensibilizar sobre o tema através de figuras próximas.

O vídeo lança luz à questão da objetificação das mulheres na publicidade, assunto que vem tomando o centro dos debates, sobretudo na internet, como resultado de um forte movimento de empoderamento feminino. ,

A campanha está sendo veículada no Tumblr e no Twitter e ganhou apoio de pessoas públicas como o ator Ashton Kutcher.

This is way too common, but we can change it.

Publicado por Ashton Kutcher em Segunda, 25 de janeiro de 2016

 

Alguns anúncios utilizados como exemplo na campanha de Badger são tão absurdos que nos levam a pensar que estamos em outro século que não o XXI. No entanto, associar a figura feminina como objeto de diversão ou mesmo com finalidades puramente sexuais é algo mais comum do que normalmente imaginamos. É esse tipo de publicidade que a campanha propõe questionar e instigar as consumidoras a fazerem o mesmo exercício de problematização.

Em entrevista concedida por Madonna Badger ao The Wall Street Journal, a co-fundadora e diretora de criação da agência Badger & Winters declarou que sua ideia com a campanha é fazer uma autocrítica e levar o mercado publicitário a pensar sobre uma ressignificação e um redirecionamento do uso da figura feminina nos anúncios. "Eu quero que minha vida tenha um proposito. Eu amo meu trabalho e não quero fazer com que ele machuque ninguém", declarou. 

Redação Adnews

Deixe seu Comentário

Leia Também

AdCultura

+ Ver mais

Maior exposição de LEGO do mundo vem pra São Paulo

por Nicole Fanti Siniscalchi

AdGeek

+ Ver mais

Que o R2 D2 esteja com você!

por Nicole Fanti Siniscalchi

AdInsights

+ Ver mais

A Gillette sabe o que faz. Já Neymar…

por Adinsight por Leonardo Araújo

Especial TV Aberta

+ Ver mais

Como a TV conversa com o Youtube?

por Gabriel Grunewald