Conversando com muitos gestores de venda do mercado, algumas questões recorrentes em relação aos seus desafios atuais são:

  • como faço para o marketing se comunicar melhor com vendas e vice-versa?
  • como aumentar as vendas para novos produtos, outros mercados e regiões sem sobrecarregar os custos fixos?
  • uso meus farmers para abrir novos negócios ou contrato hunters?
  • como conseguir leads produtivos?

Os processos de venda B2B estão cada vez mais complexos, como já eu havia mostrado anteriormente nesse artigo. Os clientes possuem cada vez mais informação, o número de interlocutores e a quantidade de contatos exigidos para fechar uma venda também é muito maior do que costumava ser.

Nesse sentido, o vendedor precisa administrar um número enorme de pessoas, contatos e informações para chegar a um fechamento. A visão do super vendedor que leva os clientes sob sua batuta, cuida de todo o processo e ainda consegue entregar resultados fantásticos está acabando. Vender cada vez mais é um jogo de equipe.

A Adnews, que em 2020 faz 25 anos consolidada como um dos principais veículos do mercado de propaganda e marketing, percebeu essa necessidade e desenvolveu o Ad#Sales, uma solução que integra o investimento em branding e performance com a conversão de vendas.

 

Na ponta de marketing, o projeto envolve desenvolvimento de conteúdo customizado para o anunciante – publi-editorial, entrevistas, lives, cases, backstage – baseado no perfil do mercado a ser atingido, além da entrega de mídia na Adnews e suas redes sociais.

Na ponta de vendas, o Ad#Sales conta com um time de pré-vendedores que irão pesquisar e abordar os leads gerados e leva-los pelo funil de vendas com o propósito de agendar reuniões qualificadas para o cliente e aumentar a conversão do vendedor.

A metodologia, desenvolvida pela Dainet.Mkt, começou a ser utilizada no ano passado para empresas com vendas B2B complexas e de alto valor. A partir do início da pandemia e o entendimento da necessidade de adaptar as estruturas para vendas remotas e buscar novas fontes de receita, percebeu-se o enorme potencial da ferramenta para o mercado publicitário.

Nesse sentido, o Ad#Sales é um produto único, porque integra mídia e conversão de vendas, qualificando e nutrindo os leads gerados pelas ações de marketing e mídia e entregando aos vendedores potenciais clientes que já estão prontos para receber uma proposta.

O benefício imediato é permitir que o vendedor foque nos fechamentos e não na busca e administração dos leads e que o gestor de marketing consiga otimizar e comprovar com clareza o ROI do seu investimento.

A solução foi colocada no ar em março e já está rodando para publishers, agências, ferramentas digitais e organizadores de feiras e eventos.

Por André Vasconcellos – Partner na Dainet.Mkt (LinkedIn)