Skip to main content
Negócios

Primeira unidade de abastecimento com recuperação de vapor é implantada no Brasil

By 13/09/2019agosto 1st, 2023No Comments

A sustentabilidade sempre foi marcante na atuação da ALE no mercado de distribuição de combustíveis. A companhia, que ocupa a quarta colocação nacional no setor, foi pioneira na comercialização de biodiesel no país e é reconhecida por buscar soluções que sejam diferenciais no segmento, incluindo a implantação de energia fotovoltaica nos postos da Rede.  Neste mês, a empresa instalou a primeira bomba de combustíveis com sistema de recuperação de vapores do país, que impede a emissão de benzeno no ambiente. A instalação foi realizada no posto de combustíveis e serviços ALE Alphaville, localizado na cidade de Santana do Parnaíba (SP).

Segundo as portarias 1.109/206 (Secretaria do Trabalho) e a 509 (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro), a partir de setembro de 2022, todas as bombas de gasolina deverão evitar a emissão de benzeno no ambiente. A ALE se antecipou no mercado e, em parceria com a Gilbarco Veeder-Root, líder mundial em soluções tecnológicas integradas para postos de abastecimento, iniciou a instalação do modelo de bomba que segue a nova regulamentação e é certificada pelo Inmetro.

De acordo com o gerente de Engenharia e Meio Ambiente da ALE, Tadeu Borges, o projeto atende integralmente ao novo Regulamento Técnico Metrológico e de Avaliação da Conformidade, que estabelece requisitos específicos para as condições de saúde, segurança, proteção ambiental e do consumidor. “A nova bomba de gasolina é interligada a um tanque, que possibilita o retorno do vapor de benzeno e não expõe o frentista à substância. Há também uma considerável redução nas emissões atmosféricas; um ganho em sustentabilidade e segurança para a equipe dos postos”, declara.

A tecnologia, projetada pela Gilbarco Veeder-Root, foi desenvolvida durante dois anos. Segundo o gerente nacional de vendas da empresa, Alexandre Dias, a bomba de combustíveis com o sistema oferece maior proteção e segurança no trabalho. “O equipamento também possui velocidade de operação mais rápida e não há gotejamento do combustível. A bomba ainda dispõe de sistema de identificação de frentistas instalado, novos displays e acabamento na parte superior”, explica.

Para o diretor de Operações da ALE, Eduardo Dominguez, o pioneirismo da companhia na comercialização de biodiesel, na instalação da bomba com o sistema de recuperação de vapor e na implantação de energia renovável confirma o empenho em atuar no segmento de forma sustentável. “Estamos sempre atentos às legislações, mas, mais que isso, nossa premissa é sempre zelar pela saúde da nossa equipe e pela preservação do meio ambiente. O objetivo é prezar pelo desenvolvimento sustentável e pelo equilíbrio entre interesses econômicos, ambientais e sociais”, acrescenta.

Leave a Reply