A Samsung Electronics Co., Ltd., anunciou hoje, (04), seu mais recente processador móvel, o Exynos 980, que combina a melhor conectividade da categoria com modem 5G integrado e desempenho de processamento inteligente em um único chip.

Baseado na tecnologia avançada de processo FinFET de 8 nanômetros (nm), o Exynos 980 é o primeiro processador móvel de inteligência artificial (AI, sigla em inglês) da Samsung, com um modem 5G integrado. Em vez de ser acoplado a um modem 5G separado, o Exynos 980 habilitado para 5G não apenas ajuda a reduzir o consumo de energia, mas também aumenta a eficiência de espaço em um dispositivo. O poderoso modem do novo processador móvel suporta redes 5G a 2G, fornecendo uma velocidade rápida de downlink em gigabit em 4G LTE e até 2,55 gigabits por segundo (Gbps) em 5G sub-6-gigahertz (GHz). O modem também suporta conectividade dupla E-UTRA-NR (EN-DC), que combina conectividade 2CC LTE e 5G para maximizar a velocidade de downlink móvel em até 3,55Gbps. Além disso, o processador suporta um novo padrão Wi-Fi 6, IEEE 802.11ax, que fornece velocidade mais rápida e maior estabilidade para jogos on-line sem interrupções e streaming de vídeo de alta resolução em redes Wi-Fi.

Com CPU e GPU poderosos embutidos, o Exynos 980 pode executar vários aplicativos, designs complexos de UX e jogos gráficos de alta resolução sem esforço. Com dois dos mais recentes núcleos de CPU Cortex-A77 de alto desempenho e quatro núcleos Cortex-A55 eficientes, o Exynos 980 pode oferecer o poder de computação rápido e complexo necessário na era 5G. Para jogos realistas e experiências imersivas de realidade mista, o processador também vem com o GPU Mali-G76 de primeira linha.

A unidade de processamento neural (NPU, sigla em inglês) apresenta desempenho elevado até 2,7 vezes maior, em relação ao seu antecessor, e foi incorporada ao Exynos 980 para fornecer novos níveis de inteligência no dispositivo. Com a NPU prontamente disponível no chip, as tarefas de AI são processadas diretamente no dispositivo, e não descarregadas para um servidor, proporcionando melhor privacidade e segurança dos dados. A NPU acrescenta aprimoramentos aos aplicativos como autenticação segura do usuário, filtragem de conteúdo, realidade mista, câmera inteligente e muito mais.

Para fotografias avançadas, o Exynos 980 oferece desempenhos de câmera atraentes com suporte de resolução de até 108 megapixels (Mp). O processador avançado de sinal de imagem (ISP, sigla em inglês) suporta até cinco sensores individuais e é capaz de processar três simultaneamente para experiências mais ricas em várias câmeras. Juntamente com a NPU, a câmera habilitada para inteligência artificial é capaz de detectar e entender cenas ou objetos, segundo os quais a câmera fará os ajustes ideais para suas configurações.

Para uma experiência imersiva em multimídia, o codec multiformato (MFC) do Exynos 980 suporta codificação e decodificação de vídeo UHD 4K a 120 quadros por segundo (FPS). O suporte para HDR10 + com mapeamento dinâmico também oferece cores mais detalhadas e iluminadas no conteúdo do vídeo.

O Exynos 980 deve começar a ter produção em massa até o final deste ano.

Para mais informações sobre os produtos Exynos da Samsung, acesse.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AdInsights

+ Ver mais

A Gillette sabe o que faz. Já Neymar…

por Adinsight por Leonardo Araújo

Especial TV Aberta

+ Ver mais

Como a TV conversa com o Youtube?

por Gabriel Grunewald