Com mais uma defesa de cinturão bem-sucedida, Alex Pereira vem se consolidando como um dos grandes lutadores da história das Artes Marciais Mistas. Ele, aliás, foi um dos principais protagonistas do calendário mma 2024, fazendo três lutas importantes ao longo do ano.
Todas elas foram justamente defesas do cinturão da categoria meio-pesado do UFC. Os três adversários, Jamahal Hill, Jiri Prochazka e Khalil Rountree Jr., terminaram nocauteados.
As belas performances de Alex ‘Poatan’ Pereira têm feito com que ele passe a ser considerado um dos grandes nomes da história do MMA. Especialista na luta em pé, o brasileiro acumula nocautes espetaculares e já foi detendor de dois cinturões no UFC.
Além de ser o campeão da categoria meio-pesado, Poatan também foi detentor do cinturão do peso médio. Foram necessárias apenas sete lutas no UFC para que ele conquistasse os dois cinturões.
Durante sua trajetória no MMA, Poatan já venceu grandes adversários como Israel Adesanya, Jan Blachowicz, Jiri Prochazka e o próprio Sean Strickland, ex-campeão do peso médio.
Tudo isso fez com o que o brasileiro começasse a ser incluído no debate sobre os maiores lutadores da história do MMA. Mas não é apenas nas Artes Marciais Mistas que o lutador de 37 anos fez seu nome.
Legado no kickboxing
Para ampliar ainda mais seu legado no universo da luta, Poatan também fez história no kickboxing antes de migrar para o MMA.
Competindo no Glory, o brasileiro, assim como no UFC, foi campeão em duas categorias diferentes: os pesos médio e meio-pesado.
Sua mão pesada sempre foi uma enorme ameaça para os adversários. E o brasileiro, ao longo de sua carreira, aprendeu a confiar no seu poder de nocaute para vencer. Isso foi visto, por exemplo, em duas lutas contra Israel Adesanya, em que o nigeriano estava melhor, mas terminou nocauteado.
Luta contra Jon Jones?
Após três defesas bem-sucedidas de cinturão no UFC, muitos fãs e analistas torcem por uma luta histórica de Alex Pereira contra Jon Jones, possivelmente o maior lutador de todos os tempos.
No entanto, recentemente os dois parecem ter se aproximado e, inclusive, Poatan mencionou que eles fariam treinos juntos. Isso, de certa maneira, inibe um início de rivalidade e talvez diminua as possibilidades de um confronto.
De todo modo, há muitas opções interessantes para o futuro de Poatan – até mesmo uma subida para o peso pesado. E, atualmente, o detentor do cinturão é justamente Jon Jones.
Caso ele suba, portanto, e o americano permaneça como campeão, os dois podem, finalmente, entrar em rota de colisão e protagonizar a luta que milhões de pessoas querem ver.