Skip to main content

As plataformas de streaming, como Amazon e Netflix, são um sucesso confirmado e ganharam ainda mais relevância por conta do isolamento social. Em junho de 2020, o tempo gasto assistindo a filmes, séries ou programas de TV aumentou 74,8% em relação ao mesmo período de 2019. E 42,8% dos entrevistados utilizam as plataformas de streaming para isso, revelou levantamento da Nielsen Global Media Brasil.

Mas esse êxito não fica restrito somente às plataformas digitais, já que as marcas responsáveis por esse serviços têm conseguido movimentar grande público também nas mídias sociais. Uma delas é a Netflix, que costuma liderar os rankings de engajamento e os posts com mais interações nas redes. Porém, no último estudo da Socialbakers, plataforma líder global em soluções para otimização de performance corporativa em redes sociais, recém adquirida pela Astute, a marca queridinha foi deixada para trás pela concorrente. A Amazon Prime Video se destacou e ficou com a publicação com mais interações do Instagram. O post sobre as novidades do mês na plataforma recebeu 769.086 ações dos usuários.

Além de assumir a liderança que antes era da Netflix, a Amazon Prime Video ainda subiu ao pódio com uma grande vantagem em relação à segunda postagem com mais ações dos usuários da rede, tendo recebido cerca de 190 mil interações a mais. 

Já o top três do Facebook não teve essa homogeneidade. Na primeira rede de Mark Zuckerberg, o post com mais interações foi feito pela Havan e recebeu 475.453 interações. A segunda publicação que teve mais ações do público foi da Jurupinga, com a marca de 345.734. E o terceiro lugar ficou com post das Casas Bahia, com 325.496 interações vindas dos usuários da rede social.

Segundo Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers no Brasil, o cenário trazido com coronavírus fez com que os usuários passassem a se comunicar de forma diferente com as marcas e isso pode ter alterado as interações nas redes sociais. “A pandemia teve um grande impacto na forma como os consumidores se relacionam com as marcas. As conversas com os clientes estão se afastando dos call centers e e-mails tradicionais conforme as empresas mudam para atendê-los em seus canais preferidos. O que está ocorrendo é que os consumidores estão online e esperam que as companhias estejam onde eles estão, respondendo às suas perguntas e fornecendo feedback em tempo real”, finaliza.

Metodologia do relatório

Os Social Media Trends Reports refletem o banco de dados da Socialbakers no início do trimestre seguinte ao trimestre do relatório. Os dados são extraídos uma vez e não são atualizados entre as liberações.

Leave a Reply