Nesta época do ano, o comum é


parcerias entre as marcas dar em samba, mas desta vez a parceria da Ambev com algumas associações deu em conscientização e reciclagem! Visando a quantidade de lixo exorbitante deixada para trás nos blocos de rua, a ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), a agência MAP e Boomerang, as prefeituras vão recolher todo o lixo dos principais bloquinhos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev afirma que a missão além de conscientizar, é deixar um legado após o Carnaval para todos. “A gente sabe que uma única ação não traz todas as soluções de que precisamos. Também temos consciência de que não vamos vencer esse desafio sozinhos; daí a iniciativa de convidar a ANCAT, a MAP, a Boomerang e outros parceiros para se juntarem conosco nessa tarefa, que é de todos nós – empresas, associações, foliões, sociedade e governo”, diz Rodrigo.

A campanha “Alegria que Transfroma” da SunsetDDB, também é divulgada nas redes, todo o conteúdo reforça a conscientização sobre o enorme volume de lixo deixado na rua após as festas. Todo o lixo dos milhões de foliões será reciclado e transformado em latas de lixo, deixando assim, o Carnaval das cinco capitais mais limpo.

Ainda conta com um filme mostrando a união entre os funcionários Ambev e os catadores de materiais recicláveis para recolher o lixo produzido pelos blocos de Carnaval. “O que já foi lixo, volta para deixar a cidade mais limpa” é a frase de efeito dita durante o comercial.

Para Guilherme Jahara, copresidente e CCO (Chief Creative Officer) da SunsetDDB, os valores da Ambev  se unem ao encontro dos objetivos da agência de colaborar com a comunicação de marcas que buscam transformação social. “Estar neste processo de conscientização sobre sustentabilidade é muito importante. Este é um dos projetos que temos muito orgulho de fazer parte”, diz o executivo.

Para a ação, serão mobilizados cerca de 2,8 mil catadores e catadoras de material reciclável nas cinco capitais. Todos receberam uma renda fixa por dia trabalhado, além de uma remuneração extra pela quantidade e tipos de materiais recolhidos.

“Decidimos nos unir a parceiros para fazer uma ação inédita de limpeza que vai recolher todo o tipo de material reciclável: vidro, plástico, papelão, latas, mesmo que sejam de marcas concorrentes”, conta o vice-presidente sobre o funcionamento da colheita.

Ele ainda acrescenta o beneficio proposto pela marca aos catadores. “Além da remuneração fixa, vamos garantir a compra de todos os materiais a um preço superior ao padrão de venda, já que estaremos mais próximos dos catadores, reduzindo o número de intermediários”.

Todos os colaboradores receberão Equipamentos de Proteção Individual, os chamados EPIs, sacos para a coleta, e ainda terão paradas para se hidratar, e banheiros.

Antes de ser reciclado, todo lixo será enviado para uma das 45 centrais de coleta que estão distribuídas pelas cidades. Assim, poderão ser serão coletados, separados e finalmente enviados para a reciclagem.

A Ambev lançou uma ação prometendo acabar com a poluição plástica de suas embalagens até o não de 2025. Para chegar lá, a marca toma essa atitude, criando inovações e parcerias.

“O que a Ambev está fazendo é muito inovador e grandioso. Vamos fazer história neste Carnaval e ajudar a termos uma festa ainda mais colaborativa, de preferência com outras empresas se juntando a nós nos próximos anos” afirma Roberto Laureano, presidente da ANCAT.