Inspirados pelo estrondoso sucesso de Narcos, a série exclusiva do Netflix que retrata a vida de Pablo Escobar (protagonizado por Wagner Moura), inúmeros usuários da web passaram a "desenterrar" anúncios inacreditavelmente criados para promover a cocaína, sobretudo na década de 70. As peças foram retiradas de diversas publicações, algumas delas "especializadas" em narcóticos e entorpecentes.

Importante ressaltar que, nesta data, a droga já era criminalizada em praticamente o mundo todo, mas, assim como aconteceu com a maconha, os anúncios continuaram a circularam pontualmente durante anos. As imagens foram destaque na primeira página do Reddit nos últimos dias e se espalharam por diversos veículos de diferentes países. Até mesmo o site da conceituada revista Adweek replicou as peças e levantou a bola para o tema.

Se voltarmos ainda mais no tempo, entre o final do século 18 e o começo do século 19, as propagandas ainda eram mais comuns, principalmente porque o uso do entorpecente era liberado e utilizado para fins medicinais e até cumprindo uma função parecida com a que a indústria hoje atribui aos líquidos energéticos.

Redação Adnews