Anvisa aprova lei de rotulagem nutricional de produtos embalados

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária vinculada ao Ministério da Saúde, aprovou em outubro de 2020, a nova norma de rotulagem nutricional de alimentos e bebidas embalados. A lei deve entrar em vigor em 24 meses e as marcas brasileiras precisarão se preparar para implementação da mesma.

Segundo estudo realizado pela Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, a saudabilidade tem conquistado cada vez mais relevância: 75% dos consumidores nacionais já buscam produtos com menor teor de gordura, 70% com menos açúcar e 69% sem aditivos, como corantes e conservantes.

Para melhor compreensão, a saudabilidade é um dos critérios em evidência na hora da compra para muitos consumidores, que buscam consumir produtos alimentares mais saudáveis.

Quanto à análise das informações nos rótulos, mesmo que ocasionalmente, 33% das pessoas afirmam ficar de olho na quantidade de vitaminas, 33% na de açúcar, 32% gordura, 32% calorias e valor nutricional e 30% teor de sódio.

Uma das exigências da nova norma será a colocação de símbolos informativos na parte frontal superior da embalagem, para serem facilmente captados à primeira vista. Além disso, devem indicar o teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.

A Tabela de Informação Nutricional também passará por alterações significativas, a começar pela adoção de fundo branco e letras pretas, para impedir que contrastes interfiram na legibilidade. Também será obrigatório identificar açúcares totais e adicionais, valores energético e nutricional e número de porções por embalagem. A tabela deverá ficar perto da lista de ingredientes e em superfície contínua, sem áreas encobertas ou locais de difícil visualização. 

 

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Previous Post

Purple Cow anuncia novo head de criação

Next Post
LeBron James

Após 18 anos, LeBron James deixa Coca-Cola e fecha com a concorrente

Related Posts