Skip to main content

O passado, a história e a cultura do Egito são esmagadoras e continuam a povoar os nossos sonhos de aventura e exploração. Quem nunca desejou ir ao Egito e visitar a terra dos Faraós, das magníficas pirâmides e de todos aqueles séculos de história? Para planear as suas Viagens para o Egito da melhor forma compilamos as 5 atrações que não pode perder na sua visita ao país.

1. Vale dos Reis

Falar do Egito é falar inevitavelmente do Vale dos Reis. É aqui, em pleno coração de Luxor, que estão enterrados todos os Faraós do Antigo Egito, tendo a área sido escolhida devido Às suas favoráveis e amenas condições climatéricas, que permitem uma melhor conservação das múmias. É no Vale dos Reis que pode visitar a misteriosa tumba de Tutankamon, que está a aberta ao público, depois de ter sido descoberta por Howard Carter, em 1922, num famoso episódio que muitos acreditam ter levado à maldição de toda a equipa de arqueólogos.

Mas a melhor forma de visitar o Vale dos Reis é de balão de ar quente. Estes são muito populares em Luxor, marcando a paisagem de quem visita o país. Subir aos céus num lugar tão povoado de História é impactante e permite ter a melhor vista sobre o Vale dos Reis. De cortar o fôlego!

2. Pirâmides de Gizé

Ir ao Egito e não visitar as pirâmides é como ir ao Vaticano e não ver o Papa. Aliás, são as pirâmides a razão principal que leva os visitantes a viajarem até ao Egito. Por isso, uma visita Às Grandes Pirâmides da Necrópole de Gizé é obrigatória. Este conjunto de construções funerárias monumentais é patrimônio da Humanidade pela Unesco, a Grande Pirâmide de Quéops é considerada uma das maravilhas do mundo antigo.

A Pirâmide de Quéops será a mais impressionante de todo o conjunto, uma vez que é a maior. O seu perfil impõe-se na paisagem egípcia de forma monumental e a sua visita é obrigatória. No entanto, é também aqui que encontra a Grande Esfinge, outro dos ícones do Egito. Esta estátua de proporções monumentais, de uma figura com corpo de leão e cabeça humana, é geralmente associado ao faraó Quéfren.

Fazer uma visita guiada no dorso de um camelo do deserto não só permite ter uma visão panorâmica das pirâmides, como dá outro prazer à sua visita ao Egito, pois é como recuar no tempo, ao próprio Antigo Egito. Uma dica é fazer este passeio ao fim do dia para também ter a chance de ver o pôr-do-sol. Uma paisagem surreal!

3. Templo de Karnak

O Egito é um país de monumentos gigantescos, que nos fazem perder o fôlego. O Templo de Karnak será aquele que ganhará sempre o desafio. Este complexo religioso, que já foi o maior do mundo, resistiu mal ao tempo, mas as suas ruínas dão-lhe uma atmosfera especial, que ajuda a perceber a passagem do tempo.

O conjunto de estátuas e monumentos é impressionante em Karnak e o difícil é mesmo destacar um. As colunas decoradas com os imperceptíveis hieróglifos são incríveis. Não é a toa que o templo era dedicado ao deus dos deuses, Amon-Rá.

4. Templo de Luxor

O Templo de Karnak poderá ser o mais impressionante em todo o Egito, mas o Templo de Luxor não lhe fica atrás. Poderá não ter o tamanho de Karnak, mas as estátuas do Templo de Luxor estão em melhor estado, tendo resistido melhor à passagem do tempo. A sua avenida de esfinges e o obelisco rasgam os céus de forma imponente e é das melhores atrações do Egito para registar em fotografia.

5. Cairo Islâmico

A Mesquita de Alabastro é a que merece o maior destaque em todo o Cairo Islâmico. Esta mesquita é incrível, tanto no exterior como interior. É possível visitá-la, mas lembre-se em respeitar a tradição local. A mesquita fica situada dentro da Cidadela de Saladino.

O Egito não é só história e passado. A sua capital, Cairo, é um exemplo maravilhoso de como a tradição casou com a modernidade, assumindo-se como uma das mais bonitas cidades do Norte de África. Na capital, o passado se encontra com o presente, e a tradição da arquitetura e a da cultura árabe se cruzam com a modernidade egípcia. Os bazares são por excelência um local perfeito para passear (e para exercitar as suas capacidades em barganhar, uma obrigação em qualquer mercado do Egito), as esplanadas convidam a relaxar enquanto fuma uma shisha e as mesquitas impressionam pela riqueza dos seus detalhes.

 

*Imagem de propriedade de Memphis Tours.

Leave a Reply