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Camila Pessanha

Jornalista / Gerente Public Relations, Digital PR e Branding Marketing na Imagem Corporativa

Preparado? Vamos lá!

1. Marque presença online

Para Kotler, as redes sociais estão dominando o marketing e, com certeza, sua empresa não pode ficar fora disso. Para o professor americano, mais do que ter uma presença online é essencial que a empresa saiba fazer com que todas mídias utilizadas estejam em sinergia.

2. Opere pelo funil de vendas

Nós já cansamos de falar sobre o funil de vendas aqui do blog, e você pode ler mais sobre o que ele é no Marketing Digital neste post aqui.

Para kotler, é de extrema importância que a empresa tenha um funil de vendas, que é dividido em seis etapas:

  • Prospectar clientes
  • Entender as necessidades do público-alvo
  • Desenvolver soluções
  • Fazer a proposta
  • Negociar os contratos
  • Vender

De acordo com o americano, as 3 primeiras fases devem ser operadas pelo marketing e os outros por vendas. Com essa distinção, Kotler afirma que os processos estarão nas mãos daqueles que realmente entendem sobre o assunto.

3. Lojas físicas devem repensar

De acordo com Kotler, as lojas físicas, além de abrir a possibilidade de compras online, devem proporcionar uma experiência nova para seus consumidores.

“Minha esposa não compra de lojas físicas, ela acha mais fácil comprar online… Uma alternativa é transformar as lojas numa experiência”

4. Não deixe o design de lado

O design tem o poder de criar toda uma experiência e “estilo de vida” para os consumidores.

Tome a Apple, por exemplo, o design do Iphone virou algo tão procurado pelos seus consumidores que empresas como a Samsung já criaram smartphones com um design parecido.

Outro bom exemplo que podemos dar é a Harley-Davidson, que é usada por muitos, inclusive a mulher de Kotler, como decoração de casa pela energia e experiência que envolve a marca.

5. Fique atento 24hrs

Hoje as pessoas estão com as informações na palma da mão e tomando decisões de compra baseado no que elas leem online. Por isso é de extrema importância que você saiba monitorar sua marca e o que falam sobre ela online.

“Os consumidores agora estão no poder, eles sabem muito mais do que você mesmo como companhia… Antigamente, a única coisa que você sabia sobre uma empresa era o que ela te dizia naquele comercial de 30 segundos”

6. Conte histórias

Para Kotler a construção de uma marca está intimamente ligada à capacidade que ela tem de contar histórias, o storytelling.

Quando você conta histórias você aproxima seu consumidor da empresa e traz um sentimento de intimidade quanto a sua marca.

E aqui vamos deixar um vídeo de Kotler falando sobre o que ele pensa sobre Marketing Digital!

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