Preparado? Vamos lá!
1. Marque presença online
Para Kotler, as redes sociais estão dominando o marketing e, com certeza, sua empresa não pode ficar fora disso. Para o professor americano, mais do que ter uma presença online é essencial que a empresa saiba fazer com que todas mídias utilizadas estejam em sinergia.
2. Opere pelo funil de vendas
Nós já cansamos de falar sobre o funil de vendas aqui do blog, e você pode ler mais sobre o que ele é no Marketing Digital neste post aqui.
Para kotler, é de extrema importância que a empresa tenha um funil de vendas, que é dividido em seis etapas:
- Prospectar clientes
- Entender as necessidades do público-alvo
- Desenvolver soluções
- Fazer a proposta
- Negociar os contratos
- Vender
De acordo com o americano, as 3 primeiras fases devem ser operadas pelo marketing e os outros por vendas. Com essa distinção, Kotler afirma que os processos estarão nas mãos daqueles que realmente entendem sobre o assunto.
3. Lojas físicas devem repensar
De acordo com Kotler, as lojas físicas, além de abrir a possibilidade de compras online, devem proporcionar uma experiência nova para seus consumidores.
“Minha esposa não compra de lojas físicas, ela acha mais fácil comprar online… Uma alternativa é transformar as lojas numa experiência”
4. Não deixe o design de lado
O design tem o poder de criar toda uma experiência e “estilo de vida” para os consumidores.
Tome a Apple, por exemplo, o design do Iphone virou algo tão procurado pelos seus consumidores que empresas como a Samsung já criaram smartphones com um design parecido.
Outro bom exemplo que podemos dar é a Harley-Davidson, que é usada por muitos, inclusive a mulher de Kotler, como decoração de casa pela energia e experiência que envolve a marca.
5. Fique atento 24hrs
Hoje as pessoas estão com as informações na palma da mão e tomando decisões de compra baseado no que elas leem online. Por isso é de extrema importância que você saiba monitorar sua marca e o que falam sobre ela online.
“Os consumidores agora estão no poder, eles sabem muito mais do que você mesmo como companhia… Antigamente, a única coisa que você sabia sobre uma empresa era o que ela te dizia naquele comercial de 30 segundos”
6. Conte histórias
Para Kotler a construção de uma marca está intimamente ligada à capacidade que ela tem de contar histórias, o storytelling.
Quando você conta histórias você aproxima seu consumidor da empresa e traz um sentimento de intimidade quanto a sua marca.
E aqui vamos deixar um vídeo de Kotler falando sobre o que ele pensa sobre Marketing Digital!
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