Skip to main content
Negócios

As habilidades mais procuradas pelos empregadores atualmente

By 28/06/2022agosto 1st, 2023No Comments

Quando falamos de habilidades, podemos estar falando de dois tipos: as técnicas, que demonstram a posse de conhecimentos que permitem realizar tarefas específicas, e as comportamentais — também chamadas de soft skills — que estão relacionadas com a maneira como você se relaciona com as outras pessoas no trabalho. É nestas últimas que vamos nos focar nesse artigo. Se está criando um currículo ou se preparando para uma entrevista, confira as habilidades mais relevantes para os empregadores.

Capacidade de Comunicação

Comunicar é necessário em praticamente qualquer trabalho. Por esse motivo, os empregadores desejam trabalhadores que interpretem corretamente o que lhes é pedido e que comuniquem de uma maneira eficaz com os outros. As habilidades de comunicação desdobram-se em comunicação escrita, oral e na capacidade de escuta.

Capacidade de trabalhar em equipe

Os resultados de qualquer equipe dependem tanto da capacidade individual como da maneira como os indivíduos trabalham em conjunto. Com a quantidade de desafios da atualidade, as organizações necessitam de pessoas que saibam superar suas diferenças e se unir em torno de um objetivo comum para poderem prosperar. Se você é daquelas pessoas que vive sob o lema “um por todos, todos por um”, então será uma mais-valia para qualquer organização.

Vontade de aprender

Todas as pessoas têm capacidade de aprender, mas nem todas têm vontade de o fazer. As pessoas que querem aprender são curiosas, e a curiosidade é um bem precioso. Você já reparou que os maiores gênios do mundo compartilham essa qualidade? Os empregadores sabem disso, por isso querem funcionários com vontade de aprender, pois serão os que trarão novas soluções e melhorarão o funcionamento geral da empresa.

Capacidade de organização

A organização é uma qualidade imprescindível em qualquer empresa, seja qual for a sua atividade, tamanho ou o local onde está implementada. Essa habilidade engloba a arrumação dos objetos, ferramentas, documentos e até dos arquivos de computador, bem como o planejamento das atividades para que seja priorizado aquilo que é mais importante em cada momento.

Mente aberta

Ter uma mente aberta é muito importante para qualquer pessoa que esteja começando em uma empresa. Mesmo que você tenha ocupado o mesmo cargo em uma empresa anterior, a nova empresa para a qual você trabalha pode fazer as coisas de maneira diferente. Ter a mente aberta significa estar disposto a aprender uma nova maneira de desempenhar suas funções e até de olhar para os desafios que tem pela frente. Durante uma entrevista, se o empregador notar que você não está disposto a se adaptar, então suas chances de pegar o emprego serão nulas.

Pensamento criativo

Novos desafios exigem novas soluções, por isso os empregadores estão sempre buscando pessoas que pensem de uma maneira diferente e que tragam soluções inovadoras para os problemas da organização.

Capacidade de liderança

Liderar se refere à capacidade de fazer com que os outros sigam você, e é uma qualidade que nunca sai de moda e que nem todo mundo possui. É essencial para gerenciar uma equipe, um projeto ou até uma empresa. Se você possui essa qualidade, demonstre-a com exemplos concretos em seu currículo ou em uma entrevista.

Fonte: Pixabay

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!