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Há alguns anos, a área de Marketing tinha uma grande dificuldade em ser percebida como estratégica para muitas companhias. As entregas exigiam muito esforço, enquanto o valor era pouco percebido. A “virada de chave” veio com os avanços da tecnologia, que trouxe na sua esteira novos formatos de atuação, como as ações digitais integradas às plataformas de automação que possibilitam a coleta e a análise de dados.

Como resultado, foi possível ganhar velocidade e assertividade nas tomadas de decisões, elevando o valor percebido e tangibilizando as entregas do Marketing às áreas de negócios.

De acordo com o estudo realizado pela Emailmonday, nomeado “The Ultimate Marketing Automation”, 75% dos profissionais de marketing, atualmente, usam ao menos um tipo de plataforma de automação. Ainda que seja um número expressivo, há uma expectativa de crescimento de 14,2% neste ano, o que, falando em dinheiro, corresponde a US$ 5,84 bilhões, segundo dados do “Marketing Automation Global Market Report 2022”. Cada vez mais as automações de marketing nos permitem reduzir os trabalhos manuais, aumentar a eficiência das ações e escalar os resultados.

Vemos empresas do mercado que entenderam como a área de Marketing se tornou um ponto vital para a geração de novas demandas e oportunidades, pois suas ferramentas e múltiplas ações detêm um grande alcance territorial, atingindo seu público-alvo com velocidade na interação. Sem esses recursos, para a equipe de vendas obter um resultado aproximado, seria necessário muitos profissionais e a presença em diversas localidades, um cenário impossível de atingir em função dos altos custos para o negócio.

Numa jornada integrada dessas duas áreas, a equipe de vendas ganha tempo para melhorar o relacionamento com seus clientes estratégicos, agindo quando realmente existir uma oportunidade, enquanto do outro lado, o time de marketing segue trabalhando na geração de novos negócios. É uma engrenagem infalível.

Com certeza, você já deve ter sido impactado por aqueles e-mails transacionais, que são automatizados, responsáveis por trazer diferentes contextos de abordagens ao longo de uma jornada de campanha. Essas automações permitem que você ganhe escalabilidade na sua ação, aumente a probabilidade de conversão, conheça mais sobre o seu público e, assim, entregue algo mais personalizado.

As experiências com o uso da automação não param por aí. Já experimentou conectar seus eventos presenciais com formulários on-line, embedados em uma landing page para capturar leads qualificados e, assim, automatizá-los em seu sistema de CRM (Customer Relationship Management)?

As plataformas integradas de marketing, quando aliadas ao CRM, permitem a construção do funil de vendas, que é a ferramenta chave para gerir, priorizar e qualificar as oportunidades vindas das campanhas de marketing e todos os canais corporativos, como sites, blogs, landing pages, Google Ads e Social Ads.

Há inúmeras opções de plataformas no mercado para transformar o negócio. Basta analisar qual é a mais aderente às necessidades da empresa. Esse é o passo para ingressar no universo da automação. Como dica, seguem algumas referências para sua empresa se tornar mais competitiva frente à nova Era Digital. São elas:

  • Plataformas de CRM: Salesforce, SugarCRM, RD CRM, Microsoft Dynamics, Zoho e Zendesk.
  • Plataformas de E-mail Marketing: Akna, RD Station, Salesforce, Mailchimp, Sendinblue e Constant Contact.
  • Plataformas de Gestão de Redes Sociais: Metricool, Stilingue, AgoraPulse, Buffer, Zoho Social e MLabs.

A área de Marketing está cada vez mais sendo guiada por dados, que é o conceito Data-Driven. E, quando utilizado junto à IA (Inteligência Artificial), é possível entregar campanhas personalizadas. A nova Era Digital tem permitido criar possibilidades jamais antes previstas, colocando os dados como estratégia central e a automação como orquestradora de todo o processo.

Fernando Barradas é head de Marketing, Comunicação e Sales Operation na Engineering Brasil.

Imagem: Pixabay

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