Skip to main content

A Bayard Esportes, conhecida por sua linha de camisas de times e itens esportivos de marcas como Nike, Puma e Adidas, lançou uma nova plataforma de re-commerce voltada para a economia circular. Com 69 anos de atuação, a empresa busca fomentar o consumo consciente com o *Bayard Replay*, onde os consumidores podem vender seus produtos usados e receber créditos para novas compras. Também é possível doar os itens para uma ONG parceira ou descartá-los de forma adequada, reduzindo o impacto ambiental.

“Somos apaixonados por esportes e nosso objetivo é levar aos nossos clientes uma vida mais saudável e equilibrada a partir da melhor curadoria de produtos. Já oferecemos um atendimento via concierge e, agora, queremos utilizar o mesmo conhecimento para que os produtos seminovos e de alta qualidade possam fazer parte da história de outras pessoas”, afirma Lucas Zimmermann, da Bayard Esportes.

Desenvolvido pela Loopify, startup que recentemente recebeu um aporte de R$ 4 milhões da Hiker Ventures, o *Bayard Replay* oferece produtos em bom estado de conservação, como calçados, acessórios e vestuário, a preços competitivos. Os consumidores podem encontrar camisas de times de futebol, smartwatches, raquetes e tênis esportivos.

Os interessados podem vender produtos pela plataforma e obter créditos para novas compras, com coleta realizada tanto em lojas físicas quanto pela internet, com frete gratuito para a segunda opção. O sistema da plataforma filtra, classifica e precifica os itens durante a pré-avaliação, e especialistas definem o preço final com base em critérios técnicos e estéticos. Segundo a GlobalData, o mercado de re-commerce movimenta US$ 175 bilhões nos Estados Unidos.

Nos últimos anos, a Bayard Esportes expandiu para mais de 20 lojas nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste. A empresa espera que o *Bayard Replay* contribua tanto para a geração de receita quanto para a redução do impacto ambiental.