Skip to main content

Vista como o centro econômico, cultural e gastronômico mais importante da América Latina e conhecida como a terra da garoa, a cidade de São Paulo foi a aniversariante do mês de janeiro, completando seus 467 anos de história. Fazendo uma brincadeira com a etimologia “biscoito ou bolacha”, a Piraquê, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, convidou um time de personalidades paulistas para serem presenteados com um pacote original da bolacha Leite Maltado, desafiando o público a personalizar a sua embalagem e transformar biscoitos em bolachas.

Afinal, onde mais esse produto de doçaria, conhecido pela maioria dos brasileiros como “biscoito”, passou a ser chamado de “bolacha”? Só em São Paulo mesmo.  

“São Paulo é sinônimo de originalidade. E um dos seus ícones mais originais é a Bolacha. Até aí, isso não é nada novo. Agora, novo mesmo foi ver como os paulistanos entraram na brincadeira e personalizaram as embalagens de um jeito original: transformando “Biscoito” em “Bolacha””, comenta Rodrigo da Mattta, diretor de criação da Lew’Lara\TBWA. 

A ação superou todas as expectativas da marca, tanto em relação a quantidade de participantes, quanto em personalizações criativas. Foi por isso que, após o sucesso da publicidade e para recompensar aqueles que demonstraram toda sua originalidade na hora de personalizar suas embalagens de “bolacha”, a Piraquê produziu uma embalagem especial: o mapa do Estado de São Paulo.

O mesmo que decora as calçadas, agora está estampado repetidas vezes na embalagem, que traz também o termo preferido pelos paulistanos para chamar o produto. A marca está enviando (como presente, não como sorteio ou promoção) essa embalagem para quem deseja guardar de recordação.

“Piraquê hoje é um marca com distribuição nacional, que tem se desenvolvido cada vez mais em São Paulo, o principal centro consumidor do país. A iniciativa faz parte da plataforma de rejuvenescimento da marca com ações que se conectem com as expressões originais do Brasil”, explica Rodrigo Corner Mainieri, gerente de marketing da M. Dias Branco. 

A marca está passando por um processo de nacionalização e tem São Paulo como uma de suas principais praças, sendo assim, interagiu nas redes sociais com diversas postagens em comemoração ao aniversário da cidade. Confira abaixo o vídeo em que o cantor Supla, como legítimo e original paulistano, exalta o que São Paulo tem de mais original: a cultura, os lugares, as pessoas, os sabores e, claro, a bolacha:

A campanha é assinada pela Lew’Lara\TBWA, com estratégia de relações públicas da Press à Porter e operacionalização especial da embalagem comemorativa à cargo da Integer\OutPromo.  

Leave a Reply