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A Black Friday está logo aí e a contagem regressiva para um dos dias mais importantes do ano para grandes empresas e consumidores já começou. Para continuar a série de matérias feitas pelo Adnews sobre esse dia tão especial, a convidado da vez é Aline Oliveira, Head de Marketing da Americanas, uma das marcas mais ativas durante o período.

1 – Pela primeira vez, a Copa do Mundo vai acontecer junto com a Black Friday. O quanto isso deve afetar o mercado e impulsionar as vendas de produtos específicos, além de alavancar promoções e campanhas das marcas deste ano?  

[AO] “Pela primeira vez, teremos a combinação de dois grandes eventos em um mesmo período. Diante desse cenário, a Americanas somou as forças dessas duas datas e a expertise adquirida nos últimos anos para fazer campanhas memoráveis neste final de ano. Realizamos diversos estudos que nos deram embasamento para planejar a nossa maior Black Friday. Dessa forma, nossos investimentos focam na garantia das melhores condições em produtos e estratégias de marca para conquistar a atenção do consumidor.  Além disso, a Americanas está empenhada em trazer para todos os brasileiros as melhores ofertas em milhares de itens neste fim de ano. Entendemos que este cenário é uma boa oportunidade para alavancar a venda de diversos produtos, alinhado com nosso objetivo de oferecer tudo, a toda hora e a qualquer lugar – seja um televisor de primeira linha ou um salgadinho para assistir aos jogos.     

Nós nos preparamos com antecedência para oferecer as melhores condições em televisores, móveis, utensílios domésticos e outros produtos que são considerados pelos clientes que querem se preparar para o evento. Já durante a Black Friday, também vamos garantir ofertas em artigos de mercado, bebidas e produtos que buscam deixar o entretenimento do consumidor ainda mais completo. Por isso, desde setembro Galvão é a estrela da campanha “Haaaaja televisão” em nosso site, app e mais de 1.800 lojas físicas. A ação traz aos consumidores as melhores ofertas em TVs smarts de diversas marcas até o mês de novembro. Além de preços diferenciados, o destaque é a promoção “compre uma TV de qualquer modelo em nossas lojas, site ou app e concorra à uma TV gigante por dia até o final de novembro”.    

Além disso, com um mês de antecedência, lançamos nossa campanha de Esquenta Black Friday “Haaaja Promoção”, estrelada por Galvão, Camilla de Lucas e Ana Clara. São milhares produtos com descontos de até 80% e até 50% de cashback na Ame. No dia 11/11 realizamos a maior live de promoções antecipadas de Black Friday. Já o tradicional Show da Black Friday Americanas acontecerá no dia 24 de novembro. Ambas contarão com a presença de grandes influenciadores digitais parceiros.” 

 2 – Sobre a jornada e experiência de compra dos consumidores, quais os principais desafios e os próximos passos para se ter êxito e resultados consistentes durante a Black Friday?  

[AO] “A pandemia acelerou o processo de digitalização do varejo, o que provocou uma reformulação na relação entre marcas e clientes.E o perfil do consumidor mudou, já que agora ele quer ter a melhor experiência de compra dos itens que vão dos que possuem ticket médio mais alto, até os de grande recorrência de compra, como snacks e fraldas. E a Americanas tem de tudo, desde TVs para os clientes assistirem aos jogos, até snacks e itens de conveniência para os consumidores reunirem os amigos e móveis para decorar a casa. Nossa marca fala com todos os brasileiros e quer estar presente na vida das pessoas, seja nos momentos de lazer e diversão ou atendendo às suas necessidades do dia a dia. Em nossas campanhas, incluindo a de Esquenta Black Friday, buscamos dar a chance de todos os brasileiros comprarem milhares de produtos a um preço justo e com um serviço de qualidade. Tanto que a marca ganhou, em 2021, pelo 4º ano seguido, o prêmio Black Friday de Verdade como loja que faz a Melhor Black Friday do Brasil, pelo voto popular dos nossos clientes. Por isso, estamos garantindo cada vez mais uma melhor experiência para o consumidor, desde o momento em que está em busca de um produto até a sua entrega, além das melhores promoções e descontos.”   

 3 – Do ponto de vista mercadológico, quão vantajoso é para as marcas estenderem suas promoções por vários dias ou até mesmo semanas como se tem visto nos últimos anos?   

[AO] “Considerando que a Americanas possui uma grande variedade de produtos, desde eletrodomésticos até itens de mercado, fortalecemos também nossas categorias de sortimento e calda longa. Dessa forma, não ficamos tão restritos a produtos de ticket médio e alto. Além disso, sabemos que, neste momento de aproximação da Black Friday, muitas pessoas começam a procurar por produtos e a planejar suas compras. Por isso, trouxemos a oportunidade de que as pessoas comprem seus produtos desejados com preço baixo antes mesmo de novembro.   

Desde setembro Galvão é a estrela da campanha “Haaaaja televisão” em nosso site, app e mais de 1.800 lojas físicas. A ação traz aos consumidores as melhores ofertas em TVs smarts de diversas marcas até o mês de novembro. Além de preços diferenciados, o destaque é a promoção “compre uma TV de qualquer modelo em nossas lojas, site ou app e concorra à uma TV gigante por dia até o final de novembro”.    

Já no Esquenta Black Friday, o objetivo da Americanas é levar aos clientes de todo o Brasil não somente ofertas, mas também muito entretenimento. Por isso, além de milhares de itens com até 80% de desconto e cashback de até 50% na Ame, teremos duas super lives.   

Com um mês de antecedência para a data, lançamos a campanha “Haaaja Promoção”, em nosso site, app e lojas físicas. A campanha é estrelada por Galvão Bueno, Ana Clara e Camilla de Lucas. Nesse clima de esquenta, fizemos a maior live de ofertas antecipadas no dia 11/11. Com duas horas de duração, a transmissão contou com a presença de oito influenciadores, entre eles Camilla de Lucas e Bianca Andrade.     

Já no dia 24 /11 realizaremos a quarta edição do Show da Black Friday, a maior live commerce do Brasil, realizada pela Play9 e pelo YouTube, em parceria com a Americanas. Com três horas e meia de duração, o show será comandado por Felipe Neto, que receberá um super time de influenciadores. Ao todo, são 17 influenciadores: além de Felipe Neto, Ana Clara, Camilla de Lucas, Gkay, Ademara, Lucas Rangel, Phellyx, Teddy, Diva Depressão, Jooj Natu, Rapha Vicente, Bruno Correa e Tata Estaniecki e Bru Unzueta, do PodDelas, Vanessa Lopes e Vittor Fernando também marcam presença. A live será transmitida nos canais de YouTube de influenciadores convidados e da marca. Também haverá transmissão vertical no TiKTok, comandanda por Vittor Fernando e por Vanessa Lopes. O show promoverá diversas competições, desafios e brincadeiras entre os integrantes do grupo de creators, que vão enriquecer a live com muita diversão e criação de conteúdo ao vivo, além do anúncio de cupons de descontos exclusivos e de produtos de diversas categorias com descontos.”    

4 – Qual conselho você daria para empreendedores do e-commerce que desejam usar a Black Friday para impulsionar seus negócios?  

[AO] “Nosso maior conselho para que empreendedores do e-commerce impulsionem suas vendas na Black Friday é planejamento. Vender em um momento de alta demanda como esse requer organização e preparação, que muitas vezes precisa iniciar com meses de antecedência. Para estar ainda mais competitivo, é preciso negociar preço com fornecedores, garantir estoque e ter uma operação de pós-venda funcionando, para garantir a entrega do produto ao cliente final. Com essa parte planejada, a comunicação e divulgação assertivas das ofertas e produtos para atrair mais clientes é fundamental em um período de tanta concorrência. Neste momento, redes sociais são grandes aliadas, seja com páginas no Instagram, Facebook e TikTok, ou em grupos em aplicativos de mensagem.   

A Americanas Marketplace, plataforma da Americanas S.A. que permite a venda de lojistas parceiros no site e app da Americanas, possui uma plataforma de capacitação com mais de 470 cursos e workshops sobre temas essenciais para a operação básica do dia a dia, em diversos formatos de conteúdo, que também podem ajudar na preparação durante o ano para a Black Friday. Com a proximidade do evento, também são oferecidos conteúdos especiais para esses vendedores, com as principais ferramentas e dicas para o antes, durante e pós-evento.”   

5 – Pensando na jornada digital, o novo perfil de consumidor tem como uma de suas características o relacionamento com as marcas por múltiplos canais. É nesse ponto que empresas que otimizam seus canais digitais e físicos ganham vantagem, já que os clientes buscam, acima de tudo, por experiências. Como é esse conceito na prática e quais as principais exigências dos consumidores em suas experiências de compra?  

[AO] “A pandemia foi responsável pela aceleração do e-commerce. Em um cenário em que cada vez mais pessoas compram online, é importante analisarmos constantemente como funcionam as preferências e hábitos dos consumidores nesse processo. Questões como incentivos promocionais, frete, prazo de entrega, experiência nas plataformas e outros atributos precisam ser mapeados como pontos estratégicos em nosso negócio.    

Além disso, o consumo de entretenimento passou a se consolidar ainda mais nas plataformas digitais, o que ocasionou uma migração significativa da preferência por consumo digital. Esse processo influencia também as nossas estratégias de comunicação, uma vez que precisamos trabalhar, por exemplo, com ativações que se adaptem às novas exigências dos clientes.   

Essas têm sido algumas de nossas premissas para as estratégias de comunicação para campanhas como a Black Friday. Por isso, estamos empenhados em trazer para os nossos clientes, durante todo o ano, as melhores ofertas e condições de compra, além de muitas ativações de marca e entretenimento, de uma forma que só a Americanas sabe fazer.”

6 – Quais as principais tendências e os desafios do e-commerce nos próximos anos?  

[AO] “A Americanas é pioneira na operação de live commerce no varejo brasileiro. Acreditamos que as transmissões possibilitam a conexão entre nossos clientes, nossa marca e criadores de conteúdo que possuem sinergia com a Americanas, promovendo interações para que as pessoas possam ter acesso às principais ofertas oferecidas pela marca, sempre com muito entretenimento e diversão. Por issonão poderíamos fazer diferente no Esquenta Black Friday e no evento em si.   Além das lives, também enxergamos o patrocínio a grandes programas e eventos como uma grande oportunidade para a Americanas nos próximos anos. Neste ano de 2022, colhemos grandes frutos de nossas ações no BBB22 e no Rock in Rio Brasil 2022. Para a marca, é estratégico e relevante estarmos presentes também no mundo do entretenimento. Temos o cliente no centro da nossa estratégia e buscamos sempre novas formas de nos relacionarmos com ele, por isso acompanhamos todos os interesses e desejos dos nossos consumidores. Seguiremos fortalecendo ainda mais a lembrança de marca e o posicionamento da Americanas como marca helper, onde o cliente encontra tudo o que precisa, inclusive as melhores experiências. Em 2023, por exemplo, já anunciamos nosso patrocínio oficial ao novo festival The Town e à próxima edição do BBB.”

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