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Para ser um líder e ter uma empresa, principalmente na área de comunicação e marketing, são necessários requisitos e habilidades que vão muito além da cobrança de resultados e ações por parte dos colaboradores. Cada vez mais, o mercado exige que uma liderança tenha a capacidade de conduzir uma empresa, um setor ou uma equipe de forma que o ambiente de trabalho seja organizado e agradável para os colaboradores. O bem-estar de todos e as boas relações interpessoais, afinal, motivação gera resultados positivos para todos os departamentos. Tudo envolve boas práticas.

Mas, para que isso seja possível, não basta ter conhecimento técnico, embora também seja importante. Ainda que o gestor faça cursos, participe de worskhops, palestras e leia diversos livros sobre gestão de negócios, é preciso adotar algumas práticas que garantem mais produtividade e consequentemente mais resultados. Resumidamente, essas práticas separam o bom gestor do chefe, que só exige de seus funcionários e que não impacta positivamente o dia a dia da empresa e daqueles que trabalham nela.

A área de marketing é fundamental para atrair novos clientes e manter uma boa relação com eles. Mas o endomarketing também é importante, já que trabalha a comunicação entre os colaboradores e os gestores e, dessa maneira, melhora a imagem da empresa, incentivando os funcionários a continuarem nela.

É preciso estudar o mercado e ter informações completas sobre a concorrência e o público-alvo, saber quem são os clientes em potencial e como eles se comportam. Isso ajuda a entender qual caminho a empresa deve tomar para que o produto ou serviço tenha um diferencial e se destaque no mercado.

Considero que uma das primeiras características para uma boa gestão de negócios é a valorização da equipe. Um bom líder entende o fluxo do setor, o desempenho de cada um, os desejos, e também os medos dos seus colaboradores para incentivá-los a fazerem um trabalho melhor. Ele é visto como um amigo que se preocupa e não apenas como uma pessoa importante hierarquicamente.

Uma boa gestão de negócios exige que o profissional tenha conhecimento sobre os mais variados setores da empresa, inclusive das ações desenvolvidas interna e externamente pela equipe de comunicação.
Portanto, atualização e capacidade de inovação também são características de um bom líder. E, para complementar, auditorias precisam ser feitas no sentido de garantir a análise do processo, a fim de que o gestor possa providenciar ajustes no que não está funcionando bem.

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