Skip to main content

Em 2020, a BIA, Inteligência Artificial do Bradesco, recebeu em torno de 95 mil mensagens de ofensas e assédio sexual. Ainda que ela não seja uma mulher real, essa constatação revela uma realidade que as mulheres enfrentam. Em campanha que estreou ontem (05/04), no intervalo do Jornal Nacional, o Bradesco mostra agressões verbais reais sofridas pela BIA e quais eram as respostas dadas. As interações são representadas por meio de locuções em off e projeções em paredes. Em seguida, o filme mostra a mudança de tom das respostas da BIA, posicionando-se de forma contundente contra o assédio. 

Anteriormente, quando a inteligência artificial do banco recebia algum xingamento, a resposta era passiva: “Não entendi, poderia repetir?”, em uma tentativa da pessoa mudar o tom da pergunta. A partir de agora, o posicionamento torna-se mais direto, forte, sem subserviência ou passividade. “Essas palavras não podem ser usadas comigo e com mais ninguém” e “Para você pode ser uma brincadeira. Para mim, foi violento” são algumas das novas devolutivas da inteligência artificial do banco. A ação está alinhada com a iniciativa “Hey Update My Voice”, da UNESCO. 

Apesar das interações acontecerem de forma online com a BIA, a campanha traz mulheres de verdade no filme, representando todas aquelas que sofrem assédio no dia a dia. No começo, elas estão tristes e indignadas com as ofensas. Depois, conforme as novas respostas aparecem, as mulheres sentem-se respeitadas e fortalecidas. 

A campanha ilustra o trabalho de meses, envolvendo os times de RH, Marketing e Tecnologia do Bradesco, em linha com movimentos corporativos mais amplos, como o #AliadosPeloRespeito e as frentes de Recursos Humanos com a Universidade Corporativa Bradesco (Unibrad), com ações e posicionamentos que provocam  reflexões sobre gênero, etnias, pessoas com deficiência e LGBTI+. 

“Através dessa iniciativa, o Bradesco amplifica ainda mais as vozes da sociedade e joga luz sobre um tema que precisa ser combatido com coragem, sem hesitação, promovendo atitudes mais respeitosas frente a situações de assédio”, comenta o diretor de Marketing do banco, Márcio Parizotto.  

A campanha também prevê anúncios, OOH, ativações nas redes sociais com vídeos de funcionárias do Bradesco mostrando os bastidores do projeto e uma landing page com o manifesto do posicionamento, conteúdos sobre as diversas formas de assédio, canais de denúncia e projetos sobre o tema.  

Ao longo da semana de lançamento, o banco fará ainda uma ação no Twitter, convidando as inteligências artificiais de outras marcas para se juntarem a este movimento de combate ao assédio. 

No dia 8, no YouTube do Bradesco, haverá uma live com Rita Batista como host e convidadas como a atriz Glamour Garcia e a psicanalista Vera Laconelli, debatendo seus pontos de vista e dando dicas de comportamento contra o assédio. 

Além disso, influenciadoras foram convidadas para gravar uma temporada de podcasts, que terá Mariana Torquato como host. O objetivo é promover conversas a respeito do tema e mostrar como as IAs estão mudando para combater essa violência, incentivando que mulheres se unam para fazer o mesmo. Os podcasts vão ao ar a partir de 26 de abril no Spotify.  

De acordo com a diretor de Recursos Humanos do Bradesco, Juliano Marcílio, a campanha com a BIA faz parte de uma iniciativa muito maior do banco, que já acontece há alguns anos, no combate à violência contra a mulher. “São diversas ações, como a adesão aos Princípios de Empoderamento Feminino, ao movimento He for She da ONU Mulheres, à Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, à Unstereotype Alliance, a assinatura da Convenção Coletiva Aditiva sobre Violência Doméstica e Familiar com a Mulher e a parceria com o Instituto Maria da Penha. Ampliamos a cada dia nossas ações educacionais com atitudes e o compromisso genuíno para a construção de uma sociedade madura e respeitosa”, comenta.  

Dentro de casa, as iniciativas ganharam até um lema: “Violência contra a Mulher. É da nossa conta” e marcam o compromisso do Bradesco em desenvolver e implementar políticas e procedimentos e garantir um ambiente de trabalho seguro. São promovidos diversos eventos internos e externos, debates com profissionais qualificados no tema e participação dos departamentos de RH e Marketing. As campanhas de comunicação e conscientização também fazem parte do projeto.  

Acessibilidade 

A campanha de BIA também é acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva. Em linha com o propósito do Bradesco de promover a inclusão, desde junho do ano passado todos os filmes publicitários têm versões com tradução em libras e legenda, além de audiodescrição, em uma playlist exclusiva no canal do Bradesco no YouTube. Dessa forma, o banco democratiza o acesso desse público ao conteúdo da marca.   

O filme da campanha pode ser visto aqui:

Parceria com UNESCO 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou em 2019 o estudo ‘I’d Blush If I Could’ (‘Eu ficaria corada, se pudesse) mostrando evidências do assédio sexual sofrido pelas assistentes virtuais, que reflete a violência e o assédio virtual ou real sofridos por mulheres em todo o mundo. Foi baseado neste estudo que a UNESCO no Brasil iniciou a campanha ‘Hey Update My Voice’ (‘Ei, Atualize minha Voz’) e sugeriu às empresas um conjunto de recomendações para atualizarem as respostas de suas assistentes, com o objetivo de combater situações de violência e preconceito e ajudar a educar, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária, com mais respeito e melhoria das condições de vida e trabalho das mulheres. 

Ficha técnica

Cliente: Bradesco

Agência: Publicis Brasil

Produto: Institucional – Inovação

Título: Novas Respostas da BIA contra o assédio 

Aprovação no Cliente: Márcio Parizotto, Carla Mita e José Maurício Lilla 

CEO: Eduardo Lorenzi
CCO: Domenico Massareto
Diretor Executivo de Criação: Gustavo Victorino 

Diretores de Criação: Rico Lins e Juliana Utsch 

Diretores de Criação Associados: Bernardo Correa e Rafael Campos 

Criação: Luana Grybosi, Douglas Reis, Gabriela Moura, Rafael Barbosa, Mariella Coimbra e Thales Contri 

Conteúdo: Claudia Cecília, Aline Botelho, Julia Miranda, Henrique Dantas e Icaro Linconl 

Projetos e Tecnologia: Márcio Bueno, Renata Carvalho e Daniela Terng

Atendimento: Tatiana Chiari, Marcelo Trivilato, Livia Toledo, Tahnee Riente, Otávio Santos, Daniel Siqueira e Isabella Misko  
Planejamento: Gustavo Leite, Rodrigo Magalhães e Giulia Joau 

Mídia:  Mauricio Almeida, Fabiana Rodrigues, Ester Ribeiro, Juliana Coralli, Lais Dalcin, Giovanna Passo, Lidia Rodrigues, Alinne Lopes, Raquel Tavernari, Rivagna Valcaci, Leandro Lessa, Tainah Toledo, Italo Brito e Priscila Santos 

Head Produção: Renata Sayão
RTVC: Renata Schincariol, Giuliano Springhettie Léo Alves
Produtora: 
MAGMA

Direção: Thatiane Almeida

Produção executiva: Manuel Nogueira 

Atendimento: Lili Pulz 

Coordenação de produção: Renata Munaretto (Santa API)

Direção de fotografia: Pepe Mendes e Milena Seta

Assistente de direção: Patrícia Jaeger

Diretor de produção: Arabi Mesquita e Guilherme Valiengo 

Produtora de elenco: Manu Menezes

Direção de arte: Poliana Feulo e Nídia Aranha

Figurinista: Nai Albuquerque

Make: Welida

Coordenador de Pós Produção: Time Liquor, Partners in Crime

Montagem: Lorrana Souto

Finalizadora: Jacqueline Lima

Pós produção: Liquor Media

Colorista: Diogo Comum

Produtora de Som: Supersonica

Produtora Musical: Elga Flanger

Atendimento: Tatiana Nascimento

Produção Executiva: Marilia Franco 

Produção Gráfica: Eduardo Bueno e Emerson Russo 

Revisão: Céres Vecchione e Ricardo Milesi

Leave a Reply