Skip to main content

A ASICS lançou uma campanha global que incentiva trabalhadores de escritório a fazerem pausas de 15 minutos para se movimentarem, com o objetivo de melhorar a saúde mental. A ação faz parte do movimento #DeskBreak, que propõe que os funcionários compartilhem fotos de suas mesas vazias nas redes sociais, utilizando a hashtag da campanha.

A campanha surge após um estudo global da marca japonesa revelar que o estado mental de quem trabalha em escritório começa a declinar após duas horas seguidas de trabalho. O estudo também aponta que os níveis de estresse aumentam consideravelmente após quatro horas contínuas em frente ao computador. Um intervalo de 15 minutos para se movimentar pode ajudar a reverter esses efeitos, segundo o experimento “Desk Break”, realizado pela ASICS.

Para chamar a atenção do público, a ASICS convidou o ator Brian Cox, famoso por seu papel como o chefe intimidante na série “Succession”, para estrelar a campanha. Na peça, Cox interpreta um chefe autoritário, uma referência clara ao personagem Logan Roy da série, destacando a mesa de trabalho como uma ameaça à saúde mental dos funcionários. No vídeo, ele incentiva os trabalhadores a fazerem uma pausa e se movimentarem durante o expediente.

“Já interpretei alguns personagens bastante intimidadores em meu tempo, mas quem poderia imaginar que uma escrivaninha poderia ser mais assustadora?”, comenta Cox sobre sua participação. “É ótimo ver a ASICS incentivando as pessoas a cuidarem da saúde mental por meio de exercícios. Como eu digo no filme, corra, pule, ande de patins. Não importa. Apenas se movimente para sua mente.”

Tomoko Koda, diretora executiva de marketing da ASICS, explica o propósito da campanha: “Queremos que as pessoas priorizem sua saúde mental e movimentem suas mentes. Esperamos incentivar funcionários de escritório a sentirem os benefícios mentais de tirar esse intervalo de 15 minutos. Estamos ansiosos para ver as imagens das mesas vazias no Dia Mundial da Saúde Mental.”

A ASICS também tem investido em estudos sobre a relação entre atividade física e saúde mental. O “Desk Break Experiment” é o terceiro realizado em 2024. Em abril, a marca divulgou o “State of Mind”, estudo que mostra que pessoas fisicamente ativas tendem a ter pontuações de bem-estar mental mais elevadas. Além disso, outro estudo, “Move Her Mind”, revelou as dificuldades enfrentadas por mulheres para manter a prática de atividades físicas e os impactos positivos do exercício no bem-estar feminino.

Os estudos completos podem ser acessados no site da ASICS.