Skip to main content

Em 2022 teremos novamente um dos momentos mais importantes da democracia: as eleições. Ainda que aconteçam só em outubro, já vale começar a falar um pouco sobre o tema, e que tal relembrar uma campanha que o Burger King fez nas eleições passadas?

Em 2018, nas eleições presidenciais daquele ano, a rede de fast food fez uma ação especial para mostrar a importância de escolher um candidato. Com um número de eleitores que votam branco ou nulo consideravelmente grande, a campanha mostra que ninguém deveria escolher uma opção tão importante por outra pessoa.

No comercial que dura cerca de 1 minuto, o Burger King escolheu algumas pessoas e perguntaram em quem votariam na eleição. Aquelas que responderam que votariam branco ou nulo ganharam um hambúrguer de recompensa.

Entretanto, a brincadeira da ação começa ai. O lanche entregue vinha apenas com maionese e cebola de recheio. Quando questionavam o sanduíche, os eleitores descobriam os efeitos de ter um lanche escolhido por outra pessoa que não fossem eles.

O vídeo mostra que “Quando alguém escolhe no seu lugar, não dá pra reclamar do resultado”, em referencia aos votos nulos e brancos serem como uma “abstenção” da escolha política. Além disso, a propaganda também termina com a logo clássica do Burger King, mas com o slogan “Do seu jeito” riscado e alterado para “Do jeito do outro”.

Relembre o vídeo produzido pelo Burger King em 2018:

https://www.youtube.com/watch?v=PgijpiWjOKs

Na época o comercial foi veiculado na Record, canal de televisão aberto, além do próprio YouTube, onde a ação ganhou destaque. O Burger King também havia feito uma enquete no Twitter perguntando se as pessoas votariam branco ou nulo na eleição daquele ano.

Leave a Reply