Skip to main content

Se há uma coisa que é verdade quando se fala em pesquisas no Google é que a curiosidade das pessoas é infinita. Bilhões de pesquisas, dos mais variados assuntos, são feitas todos os dias. E aí entra a missão do mais famoso buscador: organizar os conteúdos do mundo e apresentá-los de acordo com cada tipo de informação que os usuários desejam.

Também a partir dessa “curiosidade” infinita, surgiu a oportunidade para os produtores de conteúdo, que passaram a estudar e combinar os tipos de palavras-chaves mais usadas para obter rankings nas buscas do Google.

O Google está sempre procurando conteúdo de alta qualidade

Explicando de forma básica e resumida, os mecanismos de pesquisa do Google usam rastreadores, também conhecidos como robôs, bots ou “Googlebots”, que são simplesmente programas de alta tecnologia que procuram sites na Internet cujo conteúdo atenda as buscas dos usuários.

Quanto mais se escreve sobre um determinado tópico, desde que o conteúdo seja ótimo, maior a chance de se tornar a “autoridade” do setor aos olhos do Google.

Por trás da busca “melhor”

À medida que mais consumidores passaram a recorrer ao Google para suas buscas sobre produtos, os produtores de conteúdo para internet encontraram nas buscas com o termo “melhor” uma maneira de atrair e convencer os consumidores em potencial sobre produtos.

Entre os diversos exemplos de termos possíveis estão coisas básicas do dia a dia, como: “melhor cafeteira”, “melhor máquina de lavar”, “melhor fritadeira elétrica”, “melhor microondas”, “melhor kindle”, “melhores livros de romance”, “melhor máquina de cortar cabelo”, etc.

A pesquisa tem um papel descomunal em influenciar a decisão final de compra. E através dela, esse método oferece uma exposição superior e melhora as taxas de conversão para diversos produtos, resultando em uma receita de alto nível para o vendedor e o afiliado.

Como responder a pergunta dos consumidores

Em uma rápida conversa com os editores do site “Uma dica por dia”, eles explicam que a principal “fórmula” para este tipo de conteúdo é conquistar a confiança do leitor. “Não basta simplesmente fazer várias listas aleatórias, dizendo qual produto é melhor, sem antes fazer uma ótima pesquisa. As pessoas precisam de uma resposta rápida, mas que também seja realmente útil e que atenda a demanda.”, revelam.

Conclusão

Em resumo, assim como todos os tipos de buscas no Google, esse oferece uma boa oportunidade para vendas através da exibição de produtos que as pessoas estejam indecisas sobre qual comprar. Porém, este mercado se torna cada vez mais competitivo, com centenas de sites surgindo diariamente respondendo a mesma pergunta “qual o melhor ‘produto’?”.

De qualquer forma, as buscas no Google sempre apresentaram oportunidades para criadores de conteúdo. Quem se destaca e conquista as melhores posições está também mais perto de conquistar um novo leitor e convencê-lo sobre qual produto é realmente melhor.

Leave a Reply